O esporte, em qualquer contexto, tem o poder de transformar vidas de várias maneiras. Ele promove a saúde física e mental, ensina habilidades como trabalho em equipe, liderança e resiliência, e pode fornecer oportunidades de educação e emprego. Uma Organização da Sociedade Civil, como é o Instituto de Arte e Cidadania do Ceará – IAC, ao promover o esporte desempenha um papel crucial ao unir comunidades e promover a inclusão social.
Para ilustrar a afirmação acima vamos falar de José Larry, 9 anos, morador do Antônio Bezerra, um fenômeno na prática do Jiu-jitsu. Participante ativo dos campeonatos do esporte promovidos em Fortaleza. Des noves competições de 2024, Larry figura em primeiro lugar (ouro) em várias categorias ou segundo lugar (prata), em outra categoria. “É porque todo campeonato a gente inscreve o Larry em duas categorias. A categoria de peso dele, que é até 28, 29 quilos. E também em uma categoria acima, mais pesada. Ele luta com meninos bem maiores. Aí às vezes ele ganha nas duas, às vezes ele ganha na dele e fica em segundo, na outra. Mas sempre tá medalhando, sempre tá pontuando. E praticamente em todas competições ele tira ouro,” explica Lobo, professor de Jiu-jitsu, que acompanha o atleta há cinco anos, nas aulas que acontecem na sede do IAC-CE.
Com todo esse potencial José Larry almeja participar do Campeonato Nacional de Jiu-jitsu, em São Paulo, que acontecerá nos dias 22 e 23 de junho de 2024. Essa é a expectativa de toda equipe do IAC, amigos do Larry e principalmente a família. Solange Azevedo, mãe do atleta, conta que o filho, na verdade, nunca tinha praticado nenhum esporte até os sete anos de idade. “Ele só jogava jogos eletrônicos. Já estava muito viciado em jogos. E aí eu entrei no IAC e tinha vaga pra Jiu-Jitsu e o inscrevi. E ele vem se destacando. Inclusive fala com convicção que vai lutar nos Estados Unidos, e aí o primeiro passo é ir para São Paulo para esse campeonato em junho,” relata Solange.
Perguntamos ao professor Lobo quais as chances de Larry no Campeonato Nacional de Jiu-jitsu, em São Paulo. “Ele tem 100% de chances, basta intensificar a preparação do controle emocional no momento, mas tecnicamente, está preparado,” garante o professor. Por outro lado, Lobo lamenta sobre a posição nacional do Ceará nos campeonatos da modalidade que não são animadoras. “São poucos os representantes nordestinos que conseguem viajar pra representar o estado no campeonato Brasileiro, devido as dificuldades financeiras e falta de apoio dos governantes,” afirma o professor.
Com todo esse potencial José Larry merece chegar ao Campeonato Nacional de Jiu-jitsu, em São Paulo, que acontecerá nos dias 22 e 23 de junho de 2024. E para isso a coordenação do IAC-CE está promovendo uma vaquinha para arrecadar R$ 5 mil e garantir que Larry tenha a oportunidade de demonstrar todo seu talento no Jiu-jitsu e representar o Ceará no Campeonato Nacional. Todas as informações sobre a Vaquinha do Larry com estão nos stories no perfil dele @larryazevedobjj. E aguardamos o apoio de todos.
Solange Azevedo diz que a vaquinha é de suma importância. “Os gastos são muitos. A família é simples. Eu trabalho como cuidadora de idosos, o pai dele trabalha numa fábrica, então a nossa renda não é essas coisas. Não temos condições financeiras para suprir todo esse gasto. De ir para São Paulo, passagem de avião e hospedagem. Eu estou fazendo bastante extra, estamos economizando. A gente sabe que o gasto com José é muito grande, porque ele é um atleta, então a comida dele é diferenciada, ele tem treinos, ele precisa de equipamentos, né? Então, a vaquinha é de suma importância, sem ela, sem a ajuda, sem a contribuição das pessoas a gente não vai conseguir,” apela a mãe de Larry.
Para Solange o IAC tem um papel importantíssimo na trajetória esportiva do José Larry. “Foi através do IAC que o José conheceu o Jiu-Jitsu e o Karatê, que ele também pratica, e é através do IAC que ele vem desenvolvendo todo esse potencial e se Deus quiser ele vai ganhar o mundo. Ao IAC eu só tenho a agradecer, porque foi o IAC que mudou a vida do José, a nossa vida, e graças a Deus ele é uma outra criança. Tem um José antes e um José depois de ter conhecido o projeto do Jiu-Jitsu no IAC,” agradece.
Para mais informações sobre os projetos do IAC_CE acesse o site (www.iacce.org.br/), Instagram (@iac.ce) ou telefone: 3235-6683.