Incentivar a família a participar efetivamente da vida escolar dos estudantes é o objetivo do Dia da Família na Escola, comemorado anualmente no dia 13 de abril.
Em sintonia com o propósito do Dia da Família na Escola, a Creche Semeando O Saber, localizada atualmente na Rua Major Celestino, 1040 no Bairro de Antônio Bezerra, e gerida pelo Instituto de Arte e Cidadania – IAC, em parceria com a Secretaria Municipal da Educação (SME) implementou, do dia 15 ao dia 19 de abril, o Programa Ateliê na Educação Infantil. A iniciativa faz parte das ações de qualidade e expansão no atendimento às crianças da Educação Infantil, em creches e pré-escolas, considerando as metas de atendimento apresentadas no Plano Nacional de Educação e ratificadas no Plano Municipal de Educação de Fortaleza.
O Programa Ateliê na Educação Infantil faz parte do Fortaleza 2040, que é um planejamento participativo de desenvolvimento a curto, médio e longo prazo, envolvendo todos os setores e comunidade em geral da capital, com o objetivo de implementar ações para que a cidade se torne um lugar mais acolhedor, acessível e igual para todos.
A iniciativa tem o intuito de potencializar as múltiplas linguagens infantis, legitimar a concepção de criança como protagonista em seu potencial criador e garantir os direitos de aprendizagem (expressar, participar, explorar, brincar, conhecer-se e conviver) previstos na Proposta Curricular para a Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Fortaleza e estabelecidos pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Na prática, nos dias de “projeto Ateliê” dias 15, 16, 17, 18 e 19 de abril, na Creche Semeando Saber promoveu no primeiro dia a abertura do ateliê com as famílias, momento de muita interação, alegria e sorrisos dos familiares participantes, colaboradoras da creche e as crianças que se sentiram estimuladas com a atenção dispensada a elas naquele momento. Dia 15 foi a abertura do Projeto Ateliê com a participação das famílias e crianças em uma interação direta com cada espaço, ação que reverbera no fortalecimento de vínculo entre esses atores, além de trazer a proposta do brincar vivo como mecanismo de aprendizagem. Do dia 16 a 19, as turmas transitam e interagem pelos vários espaços, essa experiência favorece múltiplas aprendizagens para as crianças e a socialização entre as sete turmas.
A coordenadora da Creche Semeando O Saber, Verônica Veras, explica que nesse ano de 2023 a creche vem com propostas diferenciada dos anos anteriores. “Decidimos trazer a proposta do projeto Ateliê ressignificando nossos espaços, favorecendo a interação coletiva e individual da criança, a participação das famílias no contexto escolar e a motivação aos profissionais por melhores estratégias para a realização deste trabalho a muitas mãos. Diante dos poucos espaços externos que temos, optamos em desenvolver o projeto Ateliê no âmbito de cada sala de aula, buscando propostas que favoreçam experiências geradoras de aprendizagens com as seguintes temáticas: musicalização; desafios corporais, espaço casa; cores e sabores; cultura e literatura infantil; arte e natureza e criarte”, finalizou.
Para mais informações sobre os projetos do IAC_CE acesse o site (www.iacce.org.br/), Instagram (@iac.ce) ou telefone: 3235-6683