FOTO 0 ABERTURA RESENHA DA PREVENÇÃO

Projeto Resenha da Prevenção treina técnicos e agentes que atuarão com crianças e adolescentes

Técnicos e agentes comunitários do Resenha da Prevenção, de Fortaleza e do município de Caucaia, em dinâmica do balão

Técnicos e agentes comunitários do Resenha da Prevenção, de Fortaleza e do município de Caucaia, em dinâmica

Na quarta-feira (7) e na quinta-feira (8), técnicos e agentes comunitários do Resenha da Prevenção, de Fortaleza e do município de Caucaia, receberam a primeira capacitação promovida pela Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS) e Instituto de Arte e Cidadania do Ceará (IAC-CE).

A ideia matriz do Resenha da Prevenção é capacitar técnicos e agentes comunitários já atuantes com atividades esportivas para crianças e adolescentes, para lidarem com a prevenção por meio da adoção de hábitos e práticas saudáveis e respeito às diversidades e diferenças de gênero, além da preparação física regular.

Visita ao Projeto Menino de Deus – Agentes Cilmara, Andreza e Renan e integrantes Resenha Cris, Diney e Mariana

Visita ao Projeto Esportivo Sport Jovem Canindé. Integrantes Resenha Diney e Sergio, na companhia de Francisco Araújo Pinto

Sandra Aguiar, cientista social do IAC e supervisora do programa, explica que “o Projeto Resenha da Prevenção é fundamental na medida que prevê ações de conscientização sobre o uso problemático de álcool e outras drogas, articulado com prática esportiva como estratégia, promovendo espaços seguros de debate sobre a temática em todo território cearense, fortalecendo ainda a formação continuada dos Agentes de Promoção da Prevenção e Esporte e profissionais da Rede de Atenção do Território, além do acompanhamento de casos advindos do trabalho articulado com o Centro de Referência sobre Drogas (CRD).”

Visita ao Projeto São Jorge Guerreiro de integrantes Resenha Felipe, Dara e Lorena, com Marquinhos

Visita ao Cras Bela Vista em no município de Canidé, com várias membros da equipe do Resenha da Prevenção

Projeto Resenha da Prevenção atua nas 14 (quatorze) regiões do estado do Ceará, no período de 12 meses (Junho/2022 a Junho/2023), com a realização de ações voltadas para a prevenção e conscientização sobre o uso prejudicial de álcool e outras drogas, em espaços comunitários, onde acontecem práticas esportivas desenvolvidas por projetos da Sociedade Civil, mediante acompanhamento continuado de crianças, adolescentes e jovens realizado por equipe multiprofissional e profissionais da Rede de Atenção. As metas do projeto Resenha da Prevenção são capacitar 250 pessoas (dentre agentes de esporte e profissionais da rede dos municípios); atingir 4 mil crianças, adolescentes e jovens cadastrados no projeto e vinculados às práticas esportivas; realizar 10 mil atendimentos individuais ou em grupos a crianças, adolescentes e jovens com articulação e encaminhamentos à rede quando necessário.

Alex Sales, Agente Promotor de Esporte e Prevenção, à frente do Projeto Dojo Irmãos Oliveira, situado no Conjunto Ceará, que tem por objetivo promover o ensino de Jiu-jitsu para crianças e jovens da comunidade, auxiliando para o completo desenvolvimento físico e mental do cidadão, destaca a importância do Resenha da Prevenção. “Quero agradecer aos profissionais habilidosos do IAC e da SPS, pelo belíssimo Projeto da Resenha da Prevenção, que impactará positivamente em nosso projeto com ações de prevenção junto a nossos assistidos, e capacitação dos colaboradores. Para nós, que promovemos o esporte como ferramenta de inclusão, saber que o poder público tem voltado seu olhar para o esporte, como meio de proteção social de nossas crianças, nos enche de alegria e esperança pra um futuro promissor dos nossos pequenos atletas,” agradece.

Visita da equipe do Resenha da Prevenção a Areninha Itaoca

Técnicos e agentes comunitários do Resenha da Prevenção, de Fortaleza e do município de Caucaia, em treinamento

Para encerrar nunca é demais lembrar que o bem estar, a socialização, disposição e a boa autoestima, são apenas alguns dos benefícios que um praticante de esportes, acaba adquirindo. Mas essa prática vai muito além disso tudo, o esporte também é capaz de salvar vidas de jovens que vivem no mundo das drogas, vulneráveis à violência e criminalidade, pois já se tem exemplo de que praticar uma modalidade esportiva também corrobora diretamente para inclusão social e responsabilidade com o meio coletivo e ações pacificadoras. O Instituto de Arte e Cidadania do Ceará (IAC-CE) reconhece esse potencial do esporte e junto com a Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), empenha-se nessa nova ação de prevenção ao uso de álcool e outras drogas por crianças, adolescentes e jovens.

Conheça mais sobre o Projeto Resenha da Prevenção no link: https://www.iacce.org.br/resenha-da-prevencao/

Todos os programas e projetos do IAC- CE estão no site: www.iacce.org.br e no instagram @iac.ce acompanhe o dia a dia e as atividades desses programas e projetos

Os comentários estão fechados.