Na última segunda-feira (16/10), no Dia Mundial da Alimentação, o projeto Horta Social do Conjunto Ceará realizou a entrega de mais de uma tonelada de hortaliças cultivadas com manejo orgânico para idosos e pessoas em situação de insegurança alimentar atendidas pelos Centros de Referência da Assistência Social (Cras). Mais de 500 pessoas, além das entidades: IAPS, Instituto Mulheres em Ação, Pisiquê e Instituto Convida foram beneficiadas nessa colheita.
A ação ocorreu a partir das 7h na estufa do Conjunto Ceará. A ação distribuiu 1.300 kg de hortaliças, como coentro, couve, alface, entre outras e além da colheita, em alusão ao Dia Mundial da Alimentação, foram realizadas atividades como avaliação e orientação nutricional, teste de glicemia e aferição de pressão, além do sorteio de cestas básicas para quem participar das atividades.
O Dia Mundial da Alimentação foi criado em 1945 pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) como uma forma de chamar a atenção para a insegurança alimentar no mundo. No Brasil, o tamanho do desafio é medido pelas 33,1 milhões de pessoas que passavam fome em 2022, de acordo com o Segundo Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia de Covid-19 da Rede Penssan.
Conforme o estudo, 58,7% da população brasileira convivia com a insegurança alimentar em algum grau (leve, moderado ou grave). Este 16 de outubro de 2023 enfatiza para o compromisso de garantir a segurança alimentar, ou seja, uma produção de alimentos que seja capaz de assegurar em todas as regiões do país comida para a população e também para alimentar o mundo.
Este 16 de outubro chama para o compromisso de garantir a segurança alimentar, ou seja, uma produção de alimentos que seja capaz de assegurar em todas as regiões do país comida para a população e também para alimentar o mundo.
O Projeto Horta Social possui, atualmente, quatro estufas, localizadas no Conjunto Ceará (duas unidades), na Granja Portugal e Conjunto Palmeiras, e beneficia, mensalmente, mais de duas mil pessoas. A iniciativa é promovida pela a Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS), em cogestão com Instituto de Arte e Cidadania do Ceará (IAC-CE).
“As hortas sociais são uma iniciativa de enfrentamento à insegurança alimentar e de incentivo à agricultura urbana. Além da colheita e a doação dos alimentos, a equipe do projeto realiza oficinas educativas para estimular as pessoas a cultivarem suas próprias hortas”, destaca o titular da SDHDS, Francisco Ibiapina.
Números
Em 2022, foram realizadas 35 colheitas, totalizando mais de 30 toneladas de hortaliças. Em 2023, até o momento, já foram distribuídas quase 32 toneladas, em 25 colheitas. A colheita de segunda (16/10) será a 26ª deste ano.
Quem participa
Idosos já cadastrados no projeto, pessoas em situação de vulnerabilidade social atendidas pelos Cras e Organizações da Sociedade Civil (OSCs). Apenas em caso de sobra de hortaliças, pode haver a distribuição para demanda espontânea, por ordem de chegada.
As datas das colheitas são divulgadas no Canal de Desenvolvimento Social e para conhecer e acompanhar as ações do Horta Social acesse o site do www.iacce.org.br e no instagram @iac.ce acompanhe o dia a dia e as atividades dos programas e projetos do IAC-CE.
Endereços das hortas:
– Conjunto Ceará
Endereço: Av. F, 580 – vizinho ao Colégio João Nunes (próximo ao Corpo de Bombeiros)
– Conjunto Palmeiras
Endereço: Av. Castelo de Castro, 2842 (ao lado do posto de saúde Evandro Ayres de Moura)
– Granja Portugal
Endereço: Rua Humberto Lomeu, 1120 (próximo ao CRAS)

ComoParticipar
Mais Informações sobre vagas para o Acolhimento Institucional em República:
- +55 (85) 3235-6683