FOTO 1 SEM LEGENDA MATERIA PROJETOS IDOSOS

Pessoa Idosa é Assistida em Programas e Projetos Vanguardas do IAC-CE

Ouça este conteúdo:

 

O Programa Rejuvenescimento Saudável valoriza e promove o protagonismo, empoderamento, convivência familiar e comunitária da pessoa idosa.

Projeto Hortas Sociais entrega hortaliças cultivadas sem uso de agrotóxicos a idosos cadastrados no projeto.

Pesquisas apontam que a população brasileira vai sofrer um envelhecimento muito grande nas próximas décadas. Dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que o número de idosos (maiores de 60 anos) deve chegar a 25,5% da população brasileira até 2060. Esse é um cenário irreversível e provocará mudanças e desafios múltiplos para diversos setores da sociedade brasileira, incluindo o Terceiro Setor, onde estão as organizações privadas não governamentais e sem o objetivo de lucro, independentemente dos demais setores (Estado e mercado), como as Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), Entidade beneficente, Institutos, Fundações e Organização não governamental (ONG)

O Instituto de Arte e Cidadania do Ceará – IAC-CE é uma Organização da Sociedade Civil, sem fins lucrativos, executora de serviços, projetos e programas focados na promoção Assistência Social direcionada a indivíduos e famílias em situação de vulnerabilidade no Estado do Ceará. E em parceria parcerias com órgãos públicos e privados, articulação de diferentes agentes sociais, políticas públicas e iniciativas comunitárias, sai na frente com programas e projetos vanguardas para pessoa idosa.

Os projeto de idosos no IAC desenvolvem atividades que contribuem no processo de envelhecimento saudável, com autonomia e sociabilidades.

O Projeto Hortas Sociais do Município de Fortaleza promove ações que incentivam o envelhecimento ativo. Um dos fatores que contribuem para isso é a segurança alimentar e para garantir uma alimentação saudável, completa e confiável, promove plantio 100% natural de hortaliças nas estufas das Hortas Sociais, e a cada colheita é feita uma doação de hortaliças aos idosos inscritos no projeto.

No Parque do Coco os visitantes vivenciaram o contato com a natureza através de uma trilha curta até o viveiro, depois foram orientados sobre a fauna e flora local.

Além disso, o IAC, executa o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) nas quatro unidades das Hortas Sociais do município de Fortaleza, com o objetivo de fortalecer as relações familiares e comunitárias, além de promover a integração e a troca de experiências entre os beneficiários, valorizando o sentido da vida coletiva. O SCFV possui um caráter preventivo, pautado na defesa e afirmação de direitos e no desenvolvimento de capacidades dos usuários. No último dia, 29 de abril, em parceria com o SESC, o IAC-CE levou um grupo de 75 idosos a um passeio no Parque do Coco, espaço onde as atividades são voltadas a preservação e educação ambiental, e lá os visitantes vivenciaram o contato com a natureza através de uma trilha curta até o viveiro, depois foram orientados sobre a fauna e flora local, o banco de sementes, a produção de adubos e mudas.

Traduzindo em números são 128 (cento e vinte e oito) grupos do SCFV, por meio da oferta de 3.200 (três mil e duzentas) vagas para pessoas idosas, distribuídas nas unidades de Hortas Sociais do município de Fortaleza, localizadas no Conjunto Ceará, Conjunto Palmeiras e Granja Portugal. “O trabalho com idosos nas Hortas Sociais tem por foco o desenvolvimento de atividades que contribuam no processo de envelhecimento saudável, no desenvolvimento da autonomia e de sociabilidades, no fortalecimento dos vínculos familiares e do convívio comunitário e na prevenção de situações de risco social. A intervenção vem sendo pautada nas características, interesses e demandas dessa faixa etária e considera que a vivência em grupo, as experimentações artísticas, culturais, esportivas e de lazer e a valorização das experiências vividas constituem formas privilegiadas de expressão, interação e proteção social”, explica Erleandro Oliveira, educador social e coordenados do SCFV.

O SCFV das Hortas Sociais desenvolveu atividades sobre o tema “Famílias”, proporcionando reflexões e o compartilhamento de vivências e saberes.

Rute Queiroz, assistente Social, explica à repórter da TV Jangadeiro qual o objetivo do trabalho do IAC com os Idosos

A iniciativa é tão inovadora que tem despertado o interesse da imprensa local e nacional levando o Projeto Hortas Sociais do Município de Fortaleza e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) ao Jornal Nacional, Nordeste Rural, Bom Dia Ceará, ao vivo, Jornais e programas do Sistema Verdes Mares, filiada da Globo, no Ceará, além do Jornal da Jangadeiro, Jornal da TVC, da TV Terra do Sol e da TV Fortaleza. Os links estão abaixo, para quem quiser assistir as matérias.

A iniciativa é tão inovadora que tem despertado o interesse da imprensa local e nacional levando o Projeto Hortas Sociais do Município de Fortaleza e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) ao Jornal Nacional, Nordeste Rural, Bom Dia Ceará, ao vivo, Jornais e programas do Sistema Verdes Mares, filiada da Globo, no Ceará, além do Jornal da Jangadeiro, Jornal da TVC, da TV Terra do Sol e da TV Fortaleza. Os links estão abaixo, para quem quiser assistir as matérias.

O SCFV das Hortas Sociais desenvolveu Oficinas de Horticultura, na ocasião houve a confecção de jarro com material reciclável e o plantio de ervas medicinais.

O Programa Rejuvenescimento Saudável é outro projeto do IAC para pessoa idosa. Ele desenvolve ações que valorizam e promovem o protagonismo, empoderamento, convivência familiar e comunitária da pessoa idosa. Participam do programa, atualmente 40 pessoas com idade de 60 a 93 anos. Esse projeto é efetivado por meio da ajuda de voluntários e recursos próprios da instituição. A iniciativa tem como principal objetivo promover o processo de envelhecimento saudável que exige a adoção de um estilo de vida que inclua alimentação equilibrada, atividade física e mental e, ainda, o convívio social. Os encontros acontecem, às terças-feiras das 8h30 às 10h30 na sede do IAC, no Bairro Antônio Bezerra, em Fortaleza. Segundo Cássia Matias, monitora do grupo, é feito um “planejamento semestral focando em atividades artesanais. Essas 40 mulheres estão divididas em dois grupos: Mãos de Fadas e Mãos Abençoadas e cada grupo comparece a sede de 15 em 15 dias para atividades com artesanato. É Importante lembra que para esse grupo sempre há passeios e eventos comemorativos na sede”, complementa.

Atividade de plantio acontece nas quatro estufas do projeto que ficam no Conjunto Ceará (2) Conjunto Palmeiras e Granja Portugal.

Também em parceria com o Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), o IAC-CE atua num abrigo para pessoas idosas (60 anos ou mais) de ambos os sexos, independentes ou com algum grau de dependência. O acolhimento é adotado como uma medida excepcional, quando esgotadas todas as possibilidades de autossustento e convívio com os familiares. É previsto para as pessoas idosas que não têm condições em permanecer com a família, pois passaram por situações de violência e negligência, e estão em situação de rua ou de abandono.

Links das matérias citadas acima:
BOM DIA CEARÁ (AO VIVO): https://globoplay.globo.com/v/10328717/
NE RURAL: https://globoplay.globo.com/v/10379742/
JORNAL NACIONAL E G1: https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2022/03/19/em-fortaleza-projeto-distribui-hortalicas-de-graca-para-os-idosos.ghtml
JORNAL DA CÂMARA, TV FORTALEZA: https://www.youtube.com/watch?v=eyql8mEURq4
JORNAL DO BAIRRO, TV FORTALEZA (AO VIVO): https://www.youtube.com/watch?v=7vD-4AApcN4
JORNAL DA TVC: https://www.youtube.com/watch?v=leNmwzfX4wk
JORNAL DA JANGADEIRO, TV JANGADEIRO: https://www.youtube.com/watch?v=YczCQ1TMJaU

Os comentários estão fechados.