Ouça este conteúdo:
Mexer com a terra, plantar, regar e acompanhar o crescimento, de uma planta, sejam hortaliças, ervas medicinais ou espécies ornamentais, acaba se tornando uma terapia para o idoso. E dentre tantos benefícios propagados, especialistas destacam a redução do estresse e a significativa melhora do humor.
Pesquisa realizada pela Universidade Estatual do Texas, EUA, comprova que idosos que incluem cuidados com as plantas em suas rotinas têm uma maior satisfação de vida, mais alegria, energia e saúde em geral.
O Instituto de Arte e Cidadania do Ceará – IAC-CE, em cogestão com a Prefeitura de Fortaleza, através da Secretaria dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS), reconhece esses benefícios e promove com idosas e idosos cadastrados no projeto Hortas Sociais o plantio, atividade que reúne os beneficiados nas estufas localizadas no Conjunto Ceará e Granja Portugal, para experienciarem a plantação de mudas de pimenta de cheiro, pimentão verde e outras.
“Isso é uma coisa muito boa. Poder pegar na terra é uma terapia… Eu que moro em apartamento não tenho espaço. Só consigo colecionar cactos. Por isso que desde o início do projeto participo do plantio,” declara Lúcia de Fátima, 67 anos, que com seu esposo, Luis Alves, 64 anos, participam das colheitas de hortaliças e das atividades de plantio.
Dona Ildeneide Santos de Almeida, 69 anos, pioneira nas Hortas Sociais, vai mais longe e diz que tem preferência pelo plantio, mas do que pela recebimento das hortaliças que acontece nas colheitas: “meu interesse maior é vir plantar, mais do que receber as hortaliças na colheita, pois sinto no meu coração que estou fazendo um bem para todos quando venho ajudar no plantio. Eu amo!”, conclui.
“Isso tudo é uma maravilha. A volta do plantio e o encontro com as amigas é ótimo. Eu já durmo sonhando eu acordar e já vir para cá, participar do plantio,” revela Maria Eronilde de Lemos, 59 anos.
Nos dias atuais, em que os idosos já estão mais privados do contato social devido a Pandemia de Covid-19, mantendo-se cada vez mais em casa, a atividade do plantio nas estufas do projeto Hortas Sociais se torna ainda mais prazerosa, além de desenvolver a autonomia, a coordenação motora, o funcionamento cognitivo, a concentração e a memória.
Agora é com você, leitor: Que tal preparar um espaço, seja na sua casa, ou na varanda do seu apartamento e se iniciar na jardinagem?
Plantios realizados
O Instituto de Arte e Cidadania do Ceará – IAC-CE, em cogestão com a Prefeitura de Fortaleza, através da Secretaria dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS), promoveu nos dias 29 de dezembro de 2021 e 4 de janeiro de 2022 os primeiro plantios após a parada de atividades presenciais do projeto Horta Social, em março de 2020.
Seguindo o protocolo de segurança, todos utilizaram máscara e durante o recadastramento o IAC-CE exige dos idosos e idosas o comprovante de vacina.
Hortas Sociais: por um envelhecimento ativo e saudável!