WhatsApp Image 2024-01-22 at 09.49.38

O Instituto de Arte e Cidadania do Ceará – IAC inicia 2024 com treinamento para colaboradores

No dia 20 de janeiro, em pleno sábado, o Instituto de Arte e Cidadania do Ceará – IAC, sob a orientação da coordenadora social, Lorena Vitor, realizou uma capacitação para os instrutores da sede do IAC a fim de nivelar conhecimentos, alinhar normas e procedimentos padrão. “Cada momento de aprendizado fortalece nossa equipe que já é comprometida, e com treinamentos como esse, que promovemos nesse sábado, todos poderão executar as atividades com conhecimentos e segurança,” fala a coordenadora social.

O IAC-CE sabe que em um cenário cada vez mais competitivo e de constantes transformações, seja para o setor privado, como para o Terceiro Setor, é muito importante investir em treinamento e desenvolvimento sempre com o propósito de aprimorar os conhecimentos e habilidades dos colaboradores e voluntários possibilitando, assim, uma atuação mais alinhada às estratégias e necessidades da instituição.  E Isto faz toda a diferença.

Atento à importância dessa capacitação o IAC-CE, para os educadores das creches Semeando o Saber, Mundo Feliz e Raio de Luz, promoveu, também nesse início de ano, uma incrível capacitação sobre Transtorno do Espectro Autista durante três dias intensos de aprendizado valioso com a professora Debora Leitão.  O objetivo é construindo um ambiente mais acolhedor e inclusivo para todos os nossos pequenos.

E no ano de 2023, o público interno do IAC, funcionários, colaboradores e voluntários vivenciaram várias capacitações. Vamos relembramos alguns desses treinamentos a seguir:

Em dezembro,  um ciclo de Oficinas Restaurativas de Práticas Sistêmicas, em parceria com a SPS, proporcionou aos profissionais do Abrigo do Idoso uma semana enriquecedora, explorando a importância de um olhar sistêmico como suporte para suas relações.


Para novembro, o Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Proteção Social- SPS, em parceria com o Instituto de Arte e Cidadania – IAC, promoveu as Oficinas de Integração Restaurativas Sistêmicas para os colaboradores da Unidade de Acolhimento Tia Júlia. O trabalho desenvolvido permitiu que os participantes passassem por um processo social de tomada de consciência de si mesmos e do meio que os cerca.

Ainda no mês de novembro, dando continuidade ao ciclo de Oficinas Restaurativas de Práticas Sistêmicas, o IAC em parceria com a SPS, promoveu uma semana de capacitação aos profissionais e às pessoas ligadas direta e indiretamente aos serviços da Célula de Proteção Social Especial. Uma oportunidade para vivenciar a importância de um olhar sistêmico como recurso de suporte para suas relações.

Continuando os treinamento do mês de novembro, a convite da Secretaria Municipal da Educação-SME, a Creche Mundo Feliz representada pela professora Simone Cabral participou da formação de professores demonstrando às demais professoras as Práticas pedagógicas exitosas realizadas na Creche Mundo Feliz.

Em outubro foi  vez da capacitação bimestral dos coordenadores e técnicos dos acolhimentos de adolescentes de Fortaleza que acorreu no auditório do Cmas,  com o tema “desafios e perspectivas da atuação em rede no atendimento de crianças e adolescentes em medida protetiva de
acolhimento”.

No mês de setembro, colaboradores do IAC-CE tiveram uma capacitação sobre Boas Práticas Alimentares, conduzida pelos técnicos João Luiz e Isadora, para equipe do USPRS. O foco da capacitação foi discutir e orientar sobre a preparação e produção de refeições saudáveis que serão oferecidas à população cearense como parte do Programa Ceará Sem Fome!

Em agosto o IAC-CE recebeu a equipe de gestão da rede incluindo Lemaestrogf (COO), Ana Lopes e Ana Neiry Moura (gerente da regional nordeste), durante o 8º encontro da formação “Reconhecendo-se Falcão Ceará”, para treinamento da equipe interna do IAC-CE.

Ainda em agosto, colaboradores do Programa Cresça Com Seu Filho Criança Feliz recebem capacitação. O IAC, em parceria com a Secretaria de Direitos Humanos e Desenvolvimento Social – SDHDS, realizou uma programação de ações e oficinas, tendo como público alvo os profissionais que atuam no Programa, as famílias e gestantes acompanhadas, bem como, os indivíduos atendidos nos CRAS dos territórios onde a cogestão é desenvolvida.

Nos dias 06 e 07 de julho foi ministrada uma capacitação Voluntária de Educação Financeira na República Jovem, quando foram abordadas as temáticas: Consumismo, Compulsão por Compras, Otimização de Gastos, Organização Financeira e Reservas de Emergências. O conteúdo foi apresentado para a equipe multidisciplinar e acolhidos, incentivando a autogestão, autossuficiência e independência financeira.

Dia 31 de maio, foi o encerramento do sexto e último módulo: HABILIDADES TRANSVERSAIS – O PROFISSIONAL DE HOJE E DO AMANHÃ da capacitação “Potencializando Equipes: desafios e possibilidades” ministrado pela assistente social Robertha Arrais .

Ainda em maio, houve a formação para profissionais sobre combate ao abuso e a exploração sexual contra crianças e adolescentes na Casa da Criança e do adolescente. O programa Rede Aquarela é responsável por promover e articular atividades de prevenções, mobilização e atendimento especializado para vítimas de violência (crianças e adolescentes).

No dia 12 de maio, o encerramento da capacitação dos novos agentes do Programa Cresça Com Seu Filho/Criança Feliz, quando os novos profissionais receberam capacitação sobre objetivos, metodologias e metas do Programa em Fortaleza, além de orientações sobre Cadastro Único e kits pedagógicos para utilização com as famílias.  Com a capacitação, sob a coordenação da Secretaria Municipal dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social – SDHDS, da Prefeitura de Fortaleza, as visitadoras tornaram-se aptas a entrar em campo.

Ainda em maio, o Programa Aprendiz inovador e IAC-CE participou do seminário pela cultura de paz na educação em saúde mental que aconteceu no auditório da Secretaria de Proteção Social – SPS. A palestra debateu temas como saúde mental promovendo o cuidado e bem estar dos jovens aprendizes.

ComoParticipar

 

Acompanhe a divulgação de novas vagas seguindo as redes sociais do IAC-CE.

Para fazer inscrição para o Curso de Inglês é necessário comparecer a sede do IAC-CE. Em caso de menor de idade deve estar na companhia dos pais ou responsável, apresentar RG e comprovante de endereço.

Mais Informações sobre vagas para o Acolhimento Institucional em República:

Os comentários estão fechados.