O Instituto de Arte e Cidadania do Ceará – IAC-CE realizou, nessa quarta-feira (26/07), a primeira confraternização entre pessoas com idade igual ou superior a 60 anos que são beneficiárias dos projetos da entidade. Estiveram presentes nesse encontro os idosos cadastrados nos projetos Felizidade e Vozes do Amanhecer, que foram surpreendidos com a cobertura de dois canais de TVs: equipe da TVC e da TV Cidade (veja as matérias veiculadas nos links abaixo).
O evento que aconteceu na sede da entidade, Rua Tomás Rodrigues, 760 – Antônio Bezerra, iniciou às 8h e finalizou às 9h30. Com muita alegria e animação para homenagear todos os avós presentes, o Vozes do Amanhecer fez uma bela apresentação de canto coral sob a regência do professor Philipe Victor.
Para a Ingrid Massuco, surpervisora dos projetos para pessoa Idosa e idealizadora desse primeiro encontro, a ideia surgiu devido à necessidade de se continuar estimulando os prejuízos emocionais que a pandemia e o isolamento social deixou em vários públicos e predominantemente nas pessoas idosas. A supervisora anunciou a abertura de novas vagas para os Projeto FelizIdade e Vozes do Amanhecer. O primeiro promovendo atividade física de baixo impacto, e o segundo promovendo a inclusão social por meio da música e do canto. Para participar do projeto é necessário ter mais de 60 anos e apresentar RG, CPF, Comprovante de endereço e comprovante de vacina-Covid. Para mais informações ligar para (85) 3235-6683.
Links de matérias :
TVC: https://youtu.be/bdloR0GaKe8?t=1608
TV CIDADE: https://youtu.be/gwjzOU3-kDs?t=6568
CONHEÇA O TRABALHO SOCIAL DO IAC-CE PARA A PESSOA IDOSA
Vozes do Amanhecer
O Projeto Vozes do Amanhecer, é composto por duas turmas de 20 alunos, sendo uma turma formada por crianças e a adolescentes com idades de 6 a 17 anos, e outra turma formada por pessoas acima de 18 anos. O projeto prevê o estimulo à musicalização com o auxílio de instrumentos de cordas, sopro, percussão e voz, promovendo conhecimentos de sons, notas e partituras musicais. Destacam-se ainda as atividades lúdicas, dialógicas, reflexivas, proativas e socializantes que tem como foco principal a dimensão de uma vivência de paz.
FelizIdade
O Projeto FelizIdade é desenvolvido em parceria com o Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria do Esporte e Juventude (SEJUV). O referido projeto tem como meta efetivar 04 núcleos esportivos no município de Fortaleza/CE, com capacidade de atendimento total de 200 pessoas, preferencialmente com idade igual ou superior a 60 anos, ofertando atividades esportivas de baixo impacto, incentivando o esporte como meio de inclusão social, promovendo ainda momentos de lazer e fortalecimento de vínculos comunitários e familiares.
Horta Social
O projeto Horta Social, iniciativa da Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS), em cogestão com Instituto de Arte e Cidadania do Ceará (IAC-CE), mantém o Projeto Horta Social, uma atividade de promoção de segurança alimentar, que oferta cultivo e distribuição de hortaliças orgânicas, reunindo um total de 2.100 beneficiados.
Além de idosos cadastrados e beneficiados pelo Projeto, pessoas em situação de insegurança alimentar que estejam em acompanhamento nos Centros de Referência da Assistência Social dos bairros do Conjunto Ceará. Granja Portugal, Genibaú e Conjunto Palmeiras, são contempladas no projeto Horta Social.
60+
O projeto oferta atividades esportivas de baixo impacto, incentivando o esporte como meio de inclusão social, promovendo ainda momentos de lazer e fortalecimento de vínculos comunitários e familiares na sede do IAC_CE e atende pessoas com mais de 60 anos que residam no Antônio Bezerra e adjacências.
Abrigo de Idosos
Em parceria com o Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos – SPS, o Instituto de Arte e Cidadania do Ceará – IAC-CE efetiva um abrigo para pessoas idosas (60 anos ou mais) de ambos os sexos, independentes ou com algum grau de dependência, e que não têm condições de permanecer com a família por motivos diversos, como situações de violência e negligência, e/ou estão em situação de rua ou de abandono. O acolhimento é adotado como uma medida excepcional, quando esgotadas todas as possibilidades de autossustento e convívio com os familiares.
Para mais informações sobre projetos para a pessoa IDOSA DO IAC_CE, acompanhe o site (www.iacce.org.br/), o Instagram (@iac.ce) ou ligue para (85) 3235-6683