WhatsApp-Image-2024-05-16-at-07.57.15

Instituto de Arte e Cidadania (IAC-CE) transforma realidades por meio da Inclusão Social e Produtiva

Ano novo, novos planos. Essa ideia inspira jovens e adultos que desejam iniciar 2025 com novas perspectivas profissionais e oportunidades de crescimento. Para quem busca transformação e qualificação, o IAC-CE, com seu sólido histórico em capacitação profissional, é a escolha certa para abrir portas e construir um futuro promissor.

Em 2024, o instituto registrou mais de 500 inscrições de jovens e adultos cearenses em cursos de capacitação e qualificação profissional em diversas áreas, como informática, inglês instrumental, auxiliar de escritório, estética, empreendedorismo, inclusão digital, robótica, marketing digita, entre outros. Através desses projetos, o Instituto busca oferecer uma educação integral, promovendo a participação social, o fortalecimento de laços familiares e comunitários, e a melhoria contínua da qualidade de vida. O objetivo vai além da capacitação e qualificação profissional: é o desenvolvimento pleno e integral de cada indivíduo.

E vem mais coisa boa em 2025! O protagonismo do Instituto de Arte e Cultura do Ceará (IAC-CE) foi destaque do encontro realizado em Brasília no dia 9 de setembro de 2024. Reconhecido por sua expertise em projetos voltados à qualificação profissional de grupos vulneráveis, o IAC-CE celebrou a assinatura do termo de fomento para o projeto ‘Trabalhador@s Preparad@s’. Essa iniciativa, promovida em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) através do Programa Manuel Querino de Qualificação Social e Profissional (PMQ), beneficiará diretamente 750 trabalhadores de Fortaleza, Eusébio, Paracuru e Caucaia. O impacto vai além dos números: o projeto representa mais um marco na trajetória do IAC-CE, destacando seu compromisso em transformar histórias de vida e abrir caminhos para o protagonismo de comunidades historicamente excluídas. A atuação do instituto reforça seu compromisso contínuo com a inclusão produtiva, ao oferecer capacitações que vão além da formação técnica, promovendo autonomia, dignidade e reintegração social dos participantes em larga escala.

Com cursos alinhados às demandas locais, o IAC-CE pavimenta o caminho para uma inclusão social e produtiva de maneira efetiva no Ceará, os projetos que são desenvolvidos inclui como público-alvo jovens, mulheres, população negra, pessoas idosas, povos e comunidades tradicionais, LGBTQIAPN+, trabalhadores resgatados de situações de trabalho análogas à escravidão, beneficiários do seguro-desemprego e inscritos no Cadastro Único (CadÚnico). E o objetivo principal é criar oportunidades concretas para que esses trabalhadores consigam melhorar sua qualificação, garantir sua inserção ou permanência no mercado de trabalho e, consequentemente, aumentar sua renda. Segundo Camila Barros, presidente do instituto, o impacto vai muito além da qualificação profissional: trata-se de modificar histórias, criar oportunidades e fortalecer a autoestima de trabalhadores para que superem barreiras históricas e estruturais. O protagonismo do IAC-CE, nesse cenário, consolida sua posição como agente fundamental na luta por equidade e desenvolvimento socioeconômico no estado, reafirmando sua relevância como um modelo de inovação e impacto social no Brasil.

IAC-CE: Projetos de capacitação e qualificação

Projeto Aprendiz Inovador: Desde 2022, insere jovens de 14 a 24 anos no mercado de trabalho, conforme legislação estabelecida por meio da Lei da Aprendizagem, com cursos de assistente administrativo, logística, multiocupações, vendas, alimentador de linha de produção e corte e costura, em parceria com empresas locais, promovendo formação cidadã e profissional.

Projeto Fortaleza Capacita: Realizado em 2021 e 2022, ofereceu cursos de educação financeira, patrimonial e empreendedorismo, atendendo mais de 180 jovens e adultos em parceria com a Prefeitura de Fortaleza e a SDE.

Projeto Construindo Saberes: Desde 2018, oferece cursos em áreas como estética, administração e empreendedorismo, já capacitando mais de 350 jovens e adultos. Em 2021, expandiu para Eusébio, atendendo 52 jovens com oficinas voltadas ao primeiro emprego.

Projeto Social e Produtiva – Inclusão Digital: Iniciado em 2021, promove inclusão tecnológica para todas as idades com cursos de informática e robótica, atendendo 8.924 pessoas nos Complexos Sociais no Ceará, em parceria com a SPS.

Projeto Transformando Vidas – Inclusão e Interação Social: Executado nos anos de 2022, 2023 e 2024, o projeto atendeu crianças e adolescentes de 7 a 18 anos com cursos de inglês e informática, fortalecendo vínculos sociais e comunitários. Este projeto foi realizado em parceria com a Casa Civil do Estado do Ceará.

Projeto Transformando Vidas – Inclusão Digital e Robótica: Focado na educação integral, atende 52 crianças e adolescentes de 7 a 17 anos em situação de vulnerabilidade, ensinando robótica para desenvolver criatividade, pensamento crítico e habilidades tecnológicas. Promove inclusão digital e fortalecimento de vínculos sociais e familiares.

Projeto Crescendo Ativamente Juntos: Realizado em 2022 e 2023, atende pessoas idosas com oficinas de empreendedorismo e informática, promovendo qualidade de vida e inclusão digital. Já beneficiou mais de 50 pessoas em parceria com o Instituto Ser Amado.

Projeto Juventude Presente: Realizado em 2022, atendeu 40 jovens de 15 a 21 anos em Eusébio e Fortaleza, abordando igualdade, diversidade, protagonismo juvenil e empregabilidade, em parceria com PROMUNDO e CNP.

Projetos Criando Oportunidades, Primeiro Passo/Jovem Bolsista: Entre 2023 e 2024, em parceria com Organizações da Sociedade Civil (OSCs) executoras dos projetos, e a Secretaria da Proteção Social (SPS), foram ofertados cursos de extensão de cílios, manicure e pedicure. Essas iniciativas capacitaram cerca de 40 jovens e adultos, incentivando o empreendedorismo, a geração de renda e promovendo a qualificação profissional para inserção no mercado de trabalho.

Academia do Emprego: Em 2024, em parceria com Gerando Falcões, capacitou 240 jovens e adultos com cursos rápidos de 12 horas focados na empregabilidade, abordando currículo, entrevistas e habilidades profissionais.

Para saber mais sobre os projetos do IAC-CE e acompanhar suas atividades, siga o perfil oficial no Instagram @iac .ce ou entre em contato pelos telefones (85) 3235-6683 ou (85) 98780-8625 . Você também pode enviar uma mensagem via WhatsApp pelo número (85) 99981-2923.

Comments are closed.