WhatsApp Image 2024-10-02 at 07.29.38 (1)

Inclusão e desenvolvimento de autistas em projetos de educação e robótica no Instituto de Arte e Cidadania do Ceará (IAC-CE)

O Instituto de Arte e Cidadania do Ceará (IAC-CE) tem se destacado como uma organização da sociedade civil (OSC) comprometida com a inclusão de autistas em suas atividades, integrando crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em diversos projetos que promovem educação, tecnologia e esporte. Atuando em áreas socialmente vulneráveis, a instituição proporciona, por meio de iniciativas como o projeto “Transformando Vidas Inclusão Digital” e a Creches, oportunidades de desenvolvimento, aprendizado e interação para autistas.

O TEA tem ganhado maior visibilidade nos últimos anos, com aumento significativo no número de diagnósticos em todo o mundo. De acordo com estudos recentes, 1 em cada 36 crianças nos Estados Unidos é diagnosticada com autismo. No Brasil, apesar das dificuldades no diagnóstico e acompanhamento, estima-se que cerca de 2 milhões de pessoas estejam dentro do espectro. Essa realidade se manifesta de forma acentuada nas comunidades vulneráveis, onde o acesso a serviços especializados e diagnósticos precoces é escasso. O IAC-CE busca amenizar essa lacuna, oferecendo suporte educacional e terapêutico, especialmente para crianças e adolescentes autistas.

No projeto “Transformando Vidas Inclusão Digital”, o foco é a capacitação em robótica para seis crianças e adolescentes com diagnóstico de autismo leve. Entre os participantes, há dois adolescentes de 14 e 15 anos, além de quatro crianças entre 7 e 10 anos. As aulas de robótica, além de promoverem o desenvolvimento cognitivo e motor, também estimulam a socialização e a autonomia desses jovens.

Além do projeto de robótica, o IAC-CE tem um impacto significativo por meio da Creche Raio de Luz, que atende 18 crianças autistas nas turmas do Infantil 1 ao Infantil 3. A creche adota uma abordagem pedagógica inclusiva, com atividades que visam o desenvolvimento cognitivo e a socialização. “Oferecemos atividades diferenciadas, com especialistas que acompanham as crianças todas as quartas e sextas-feiras, visando intervenções mais assertivas”, afirma a coordenadora Vivian Gonçalves, que vê nas práticas inclusivas uma forma de promover o desenvolvimento integral das crianças.

A Creche Mundo Feliz também se destaca pelo trabalho inclusivo, assistindo 13 crianças com autismo, com diferentes níveis de suporte. A coordenadora Viviane Alpere relata os avanços significativos que essas crianças têm ao longo do ano. “Muitas crianças entram não verbais e, ao final do ano, já conseguem expressar palavras como ‘mamãe’, ‘papai’ e ‘tia’. Esse progresso é extremamente gratificante tanto para as crianças quanto para as famílias”, comenta Viviane, destacando a importância da regularidade no acompanhamento.

Na Creche Semeando o Saber, 20 crianças com diagnóstico de autismo e 8 que ainda estão em investigação são atendidas em atividades pedagógicas inclusivas. A coordenadora Verônica Veras observa que as atividades são planejadas para contemplar todas as crianças, sem distinção entre atípicas e típicas. “Temos assistentes de inclusão que dão suporte escalonado às salas, e as atividades são desenvolvidas para promover a socialização”, detalha Verônica.

As iniciativas do IAC-CE demonstram o impacto que uma abordagem inclusiva pode ter no desenvolvimento de crianças com TEA, especialmente em áreas carentes de suporte especializado. Ao proporcionar um ambiente onde o aprendizado e a interação social acontecem de forma integrada e planejada, o instituto reafirma seu compromisso com a educação inclusiva, que leva em consideração as particularidades de cada criança e sua capacidade de superar desafios.

Para mais informações sobre os projetos executados pelo IAC-CE, acompanhe o Instagram (@iac.ce) ou entre em contato pelo telefone: (85) 3235-6683

Os comentários estão fechados.