image027

IAC promoveu na última sexta-feira (14/07) formatura da turma do programa sócio emocional Jovem Falcão

No dia 14 de julho, o Instituto de Arte e Cidadania do Ceará (IAC-CE), em parceria da Rede Gerando Falcões promoveu evento de formação de mais uma turma do programa Sócio Emocional Jovem Falcão 2023, na sede da Instituição.

Os formandos do programa Jovem Falcão receberam capacitação focada no Desenvolvimento Socioemocional, desenvolvendo assim, habilidades comportamentais como: autoconhecimento, gerenciamento das emoções, trabalho em equipe, lidar com conflitos, moral e ética e inteligência emocional, todas essenciais para o mercado de trabalho.

Bianca Alves, coordenadora do programa, explica que essa vivência ajuda o jovem a planejar a carreira, o futuro e a escolher uma profissão o empoderando para chegar ao mercado de trabalho. “E sabemos como esse é um período importante na vida de todo ser humano e que muitas vezes a escolha errada leva a gente por caminhos tortuosos e às vezes não se consegue sair desse caminho. Mas com um bom acompanhamento familiar e institucional, como é o caso dessa parceria do IAC e a Geraldo Falcão é possível traçar metas e seguir o caminho do sucesso”, explica Bianca.

O programa é ofertado pela Gerando Falcões, semestralmente, a jovens a partir dos 14 anos que estão entrando no Ensino Médio e já vislumbram uma carreira profissional. A duração é de cinco meses e tem acompanhamento integral de um educador responsável para repassar o conteúdo e capacitar os futuros Jovens falcões, e, ainda, ao final do curso cada participante entrega um TCC sobre seu projeto de vida. Na opinião do educador Luan Damasceno “O Programa Jovem Falcão é extremamente importante para o jovem de hoje pois trata a necessidade dos nossos jovem de forma muito completa. Os módulos, os métodos, o formato me deixaram muito impressionado. Os nossos jovens mergulham no conteúdo. A linguagem direta fazia com que o tempo de aula passasse muito rápido e necessitávamos remarcar novos encontro,” ilustra Luan, educador do programa.

Luan chama a atenção dos pais responsáveis para que possam se interessar e conhecer o programa, “ir até o IAC_CE e procurar informações para que possam também estimular o jovem, pois além de toda preparação para o mercado de trabalho, esse programa torna esses jovens, pessoas melhores e talvez um multiplicador que consiga colaborar com a transformação da vida de outras pessoas,” conclui

Essa nova turma de Jovem Falcão, formada na manhã da última sexta-feira certificou oito novos Jovem Falcão, dentre eles, Tarcísio Bezerra Uchoa Filho, 20 anos, morador do bairro Antônio Bezerra. “O curso traz oportunidades, conhecimentos, aprendizados, experiências e acima de tudo, qualidade. Há inclusão, porque a grande maioria de nós vem de classes mais baixas economicamente, e são vários problemas a enfrentar para se entrar no mercado de trabalho e esse curso tem essa proposta de trazer esse enfoque profissional. Passamos a entender como é que funciona o meio corporativo, as instituições, mas também nos prepara para lidarmos com nossos sentimentos, emoções. Ter autodomínio, das próprias emoções e saber gerenciar tudo isso com muito equilíbrio e discernimento. Nesse curso também começamos a entender quais são nossos objetivos, escrever nossos sonhos, metas, desejos de vida, e nos mostra, principalmente, que é preciso ter persistência, ter empatia, ter autoconhecimento. Por tudo isso o que eu posso dizer mais a respeito dessa experiência é que eu aprendi muito com o curso e sinto que eu tenho muito a aprimorar habilidades que eu sei que são fundamentais para mim e que são caras para qualquer pessoa, não importa aonde ela for estar, mas que vão servir e vão ser muito úteis”, agradece Tarcísio Bezerra, um novo Jovem Falcão.

Para mais informações sobre Programa Jovem Falcão do IAC_CE, com a rede Gerando Falcões acompanhe o site (www.iacce.org.br/), o Instagram (@iac.ce) ou ligue para (85) 3235-6683

Os comentários estão fechados.