No primeiro semestre de setembro o Instituto de Arte e Cidadania, – IAC-CE começou a atuar como Unidade Gerenciadora das Unidades Sociais Produtoras de Refeições (USPRs), administrando um total de 48 cozinhas solidárias do Programa Ceará Sem Fome, produzindo e distribuindo refeições, diárias, de segunda à sexta-feira, para moradores dos bairros: Barra do Ceará, Jardim Guanabara, Vila Velha, Bom Jardim, Bonsucesso, Granja Lisboa, Granja Portugal e Siqueira.
Passados três meses de execução do Programa Ceará Sem Fome é chegada a hora de realizar uma reunião de alinhamento com as USPRs e para isso o IAC-CE promoveu duas tardes produtivas com as cozinhas do Lote 1, no dia 30 de novembro e do lote 6, no dia 5 de dezembro, com a presença da primeira-dama, Lia Freitas, que dialogou com cozinheiras, auxiliares e responsáveis pelas cozinhas solidárias (USPRs), gerenciadas pelo instituto, a fim de elencar as demandas para aprimorar a execução do programa.
Na primeira tarde de encontro, dia 30 de novembro, na recepção à primeira-dama, Lia Freitas, alunos e alunas da turma infantil do coral “Vozes do amanhecer” se apresentaram e emocionaram os presentes. E no 5 de dezembro, o destaque foram as alunas do Baby Class de Jazz, outro projeto IAC-C, para crianças do Antônio Bezerra. Além das apresentações e das animadas rodas de conversa com a primeira-dama, foram distribuídos aventais e blusas do Ceará Sem Fome aos colaboradores do programa.
Segundo Lia Freitas atualmente há 1.028 cozinhas Ceará Sem Fome, com 96.179 refeições distribuídas. Só na Capital, são 289 unidades. No interior, são 739. O acumulado desde o funcionamento da primeira cozinha é de quase 3 milhões de refeições distribuídas. “É mais comida e dignidade para o nosso povo. E outros programas sociais estão por vir, novas parcerias, mais estrutura para cozinhas. E sei que são muitos desafios, mas estamos construindo esse programa juntos. Por isso estou aqui não só para ouvi-los como também agradecer por vocês terem acolhido o Ceará Sem Fome nos espaços de vocês na comunidade de vocês’, agradeceu a primeira-dama do Estado do Ceará.
Lia Freitas, aproveitou a ocasião para anunciar a Campanha de Arrecadação de Brinquedos do Natal Ceará Sem Fome para crianças em situação de vulnerabilidade, que são atendidas pelas mais de mil Cozinhas Ceará Sem Fome. Além de servidores e colaboradores envolvidos, a iniciativa também está aberta para a população em geral.
Monalice Aráujo Batista Fernandes, presente nessas tardes de diálogos falou desse importante compromissos. “É muito gratificante participar ativamente do Ceará Sem Fome que beneficia aos mais vulneráveis num direito que é básico o acesso à alimentação diária”. Todos os dias, cada cozinha distribui 100 alimentações prontas para pessoas que vivem em situação de extrema pobreza.
O relatório, “O Estado da Segurança Alimentar e Nutrição no Mundo (SOFI)”, publicado em julho passado, pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), mostra uma piora dos indicadores de fome e insegurança alimentar no Brasil. Segundo o relatório, 70,3 milhões de pessoas estavam em 2022 estado de insegurança alimentar moderada, que é quando possuem dificuldade para se alimentar. O levantamento também aponta que 21,1 milhões de pessoas no país estavam em 2022 em insegurança alimentar grave, caracterizado por estado de fome.
“O Programa Ceará Sem Fome vem para diminuir esses números tão tristes, e nós do IAC-Ce estamos comprometidos e ao mesmo tempo orgulhosos de fazermos partes dessa ação transformadora, que beneficiará tantas famílias, mães, pais, crianças e idosos do nosso estado”, declarou a presidente.
ComoParticipar
Mais Informações sobre vagas para o Acolhimento Institucional em República:
- +55 (85) 3235-6683