WhatsApp Image 2024-03-06 at 17.04.32

IAC-Ce promove a inclusão social de jovens no mercado de trabalho por meio do programa Jovem Aprendiz

Desde 2022, o Instituto de Arte e Cidadania do Ceará inseriu em sua grande de ações sociais, o programa Jovem Aprendiz que tem como objetivo a inclusão social de jovens no mercado de trabalho, visando o desenvolvimento de competências teóricas e práticas que auxiliem na preparação para o mundo do trabalho. Um projeto que beneficia jovens em situação de vulnerabilidade social a conquistarem o primeiro emprego quanto as empresas.

Segundo o IBGE, a taxa de desocupação entre pessoas com 18 aos 24 anos é de mais que o dobro da média nacional, ultrapassando os 19%. Esse número é resultado de diversos obstáculos no caminho de jovens para alcançar o primeiro emprego. E a falta de experiência é o principal desafio para a inserção dos jovens no mercado de trabalho. É bem comum que a maioria das empresas faça essa exigência, até mesmo para cargos mais simples e que não demandam tanto conhecimento técnico.

Andrea Gadelha, responsável pelo Jovem Aprendiz no IAC-Ce esclarece que a entrada do jovem aprendiz no mundo do trabalho deve estar pautada em um processo educativo, por meio do qual seja favorecido a aquisição de conhecimento sobre práticas e teorias norteadoras do cotidiano pessoal e profissional. “E, para tanto, o IAC/CE possui equipe técnica composta por Assistente Social, Apoiadora Sócio assistencial e Auxiliar Administrativo para realizar o melhor acompanhamento dos jovens. De 2022 até hoje, três (03) jovens que passaram pelo projeto, já terminaram o contrato e atualmente temos 15 jovens inseridos”, informou.

Rosiane Lima, monitora do curso de Assistente Administrativo, no IAC-Ce, que prepara esses jovens para iniciarem a vivência profissional nas empresas parceiras, explica que a duração total dos cursos é de 1.280 horas, em que 400 horas são destinadas às atividades teóricas e 880 horas são destinadas às atividades práticas, a serem realizadas nas empresas. “Esses jovens têm, nesse treinamento, a oportunidade de lidar com responsabilidades, desenvolver disciplina, conhecer rotinas de trabalho aplicadas nas empresas, treinar habilidades de comunicação, aprender como trabalhar em equipe, aprender com os próprios erros, e ainda recebem suporte psicológico,” acrescenta.

Conheça, agora, Samuel Soares, um dos alunos do Projeto Aprendiz Inovador, no IAC-Ce e mais quatro colegas de sala do Instituto, onde se encontram semanalmente para uma jornada de capacitação teórica e prática.

“Sou Samuel Soares Cavalcanti, 21 anos. Conheci o IAC em 2018, moro em Antônio Bezerra. É aqui do lado? É, aqui do lado. Para participar do Jovem Aprendiz, eu conversei com a Andrea. Entreguei meu currículo para ela sem esperanças, porque o mercado de trabalho está bem concorrido, mas deu certo e eles me chamaram. Eu tô trabalhando agora na Chlorum Solution há quase 10 meses, como auxiliar no setor financeiro. Eu já comecei a minha faculdade, mas eu não me encontrei no marketing. Eu estou pensando realmente em mudar para área do financeiro. Tenho aprendido muito na Chlorum Solution. Lá eles me tratam muito bem, com muito respeito. Eles não me diminuem pelo fato de eu ser apenas um Jovem Aprendiz. Eles me tratam como mais um funcionário da empresa. São poucas pessoas que trabalham comigo. A gente é muito unido. Então eu posso contar com todos ali. A gente tá fazendo… A gente é tipo uma família”, finaliza Samuel.

“Sou Ruan Ives Souza Viana, 17 anos e moro aqui nas proximidades. Pelo Jovem Aprendiz consegui trabalhar na

Padaria Romana das 16 até às 20 horas. E faço um pouco de tudo lá. No contrato eu sou atendente, às vezes recepcionista, às vezes eu embalo. Eu gosto muito, pois vem acrescentando muito na minha vida profissional. Os meus amigos de trabalho também são muito gente boa e a cada dia eu ganho mais experiências e aprendo novas coisas lá. E graças ao IAC, tenho essa oportunidade,” agradece Ruan.

“Meu nome é Levi  Nascimento, 19 anos, e estou há oito meses na Ximenes Services, trabalho no setor administrativo, com notificações. O IAC tem um papel muito importante na minha vida, somente assim daria o primeiro passo na minha  carreira profissional, pois não tinha nenhuma experiência no meu currículo. Agradeço a equipe do IAC”, diz Levi.

“Sou Weslley de Alencar Araújo,  21 anos e estou trabalhando como Jovem Aprendiz numa empresa de Alimentos, na função de assistente administrativo e pretendo fazer faculdade de Ciências da Computação. Essa foi minha primeira experiência por isso o IAC está sendo muito importante na minha vida, pois só assim conseguiria essa oportunidade”, agradeceu.

“Meu nome é Mara Jessica Sousa Lopes, 23 anos, também trabalho na Padaria Romana e sou auxiliar administrativo. Entro as 8h e saio as 12h. Com essa experiência no programa Jovem Aprendiz me sinto mais valorizada, aprendi muita coisa lá na Romana, pois a gente não fica parada. Melhorei meu currículo e assim conseguirei oportunidades de trabalho no mercado. Tudo isso com a ajuda do IAC-Ce

Venha fazer parte desse projeto incrível e garantir sua chance no mercado de trabalho! Ao final do curso, nossos jovens saem preparados para brilhar profissionalmente.

O Projeto Jovem Aprendiz tem o objetivo de abrir portas para Junte-se a nós nessa missão de transformação!

Para mais informações sobre projetos executados pelo IAC-CE, acompanhe o Instagram (@iac.ce) ou ligue para telefone: (85) 3235-6683

Os comentários estão fechados.