A experiência de geração de renda em comunidades menos favorecidas economicamente é capaz de transformar a vida de muitas famílias e a realidade local. Essa ação transformadora promove melhoria financeira proporcionando benefícios diretos para o indivíduo, para a família, para a sociedade e a comunidade em geral.
Atento a essa potência que é a capacitação para gerar renda em comunidades, o Instituto de Arte e Cidadania do Ceará promove cursos de manicure, pedicure e alongamento de cílios capacitando pessoas, em sua maioria mulheres, que buscam adquirir habilidades e trabalho para compor a renda.
“Já estamos há quase três meses nesse curso de manicure e pedicure e percebe-se uma evolução de nossas alunas, e logo que concluírem o curso estarão aptas a atender e conquistar uma boa clientela”, aposta Ana Paula, instrutora do curso.
Além da expectativa pessoal com o próprio desenvolvimento profissional através do treinamento de manicure, pedicure e alongamento de cílios, iniciativas de geração de renda, como essas promovidas pelo IAC, são fundamentais para que as pessoas não precisem esperar ações do governo nem dependam de ajuda assistencial.
“Eu quis fazer esse curso para ter mais um conhecimento, porque pra mim todo conhecimento é lucro. Penso em atender em casa, juntar o dinheiro, pois caso eu não passe no ENEM, pagarei minha faculdade,” planeja Ana Cristina Silva Rodrigues, 17 anos, estudante do Ensino Médio.
Para Stephanie Araújo, 18 anos, “a minha expectativa é aprender, porque eu sempre me interessei por estética e quero trabalhar com isso. E também pretendo fazer psicologia ou design, design de moda. E esse curso aqui no IAC é uma oportunidade para juntar dinheiro e fazer a minha faculdade, caso eu não conseguir bolsa de estudo.”
Além do curso de manicure e pedicure, uma parceria com o programa Primeiro Passo do Instituto Maria da Hora, o IAC-Ce promoveu e já finalizou o curso de extensão de cílios que faz parte do Programa Criando Oportunidades, em parceria com a Secretaria de Proteção Social – SPS.
“Foi muito bom formar mulheres cheias de vontade de crescer. Por isso quero agradecer primeiramente a Deus e segundo a todos vocês do IAC, como também às “minhas meninas” por terem me ajudado a superar minha zona de conforto, a viver tudo aquilo que até já imaginei vivendo, mas não tão cedo. Muito obrigada a todos pela confiança na minha pessoa e no meu trabalho,” declarou Yasmin Gomes.
Para mais informações sobre projetos executados pelo IAC-CE, acompanhe o Instagram (@iac.ce) ou ligue para telefone: (85) 3235-6683
ComoParticipar
Mais Informações sobre vagas para o Acolhimento Institucional em República:
- +55 (85) 3235-6683