FOTO 0 PARA ABERTURA O Programa Cresça com seu Filho Criança Feliz

IAC- CE Comemora o Dia Nacional da Assistência Social, destaca programa e projetos e agradece a sua equipe

Acolhimento Institucional – Modalidade República, gerido pelo IAC com o suporte da SDHDS

No dia 7 de dezembro comemora-se o Dia Nacional da Assistência Social, uma alusão à  Lei Orgânica de Assistência Social (Loas – lei nº 8.742) que define os objetivos, princípios e diretrizes da Política Nacional de Assistência Social, promulgada no dia 7 de dezembro de 1993. A Loas, atualizada pela Lei nº 12.435/11, resultou de ampla mobilização social, da atuação da sociedade civil, de profissionais da área, do compromisso de gestores e parlamentares.  Trata-se de uma conquista da sociedade, um direito de proteção social, destinado a quem dela precisar.

Robótica para crianças e adolescentes promove o estímulo completo do campo cognitivo

Essa é uma data oportuna para destacar a importância do trabalho do  Instituto de Arte e Cidadania do Ceará – IAC-CE, como também homenagear todos aqueles profissionais que trabalham diariamente na garantia dos direitos dos brasileiros, em especial das pessoas mais vulneráveis. “O Dia Nacional da Política de Assistência Social é uma data importante, uma política pública de direito do povo, que alcança e entrega proteção social para os brasileiros mais vulneráveis. E estar à frente do IAC trabalhando na Assistência Social pela nossa comunidade é motivo de muito orgulho e satisfação, em especial por contar com uma equipe de profissionais tão comprometidos com a assistência social ”, destaca a presidente do Instituto, Monalice Araújo Batista Fernandes.

 

Projeto Hortas Sociais entrega hortaliças cultivadas sem uso de agrotóxicos a idosos cadastrados no projeto

A comunidade da qual se refere a presidente do IAC-CE é o Antônio Bezerra, fundado em 1937, um dos bairros mais populosos e Fortaleza, com 25.846 residentes, área de 2,20 quilômetros quadrados.  Nesse bairro, o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH),  medida importante concebida pela ONU (Organização das Nações Unidas), para avaliar a qualidade de vida e o desenvolvimento econômico de uma população,  é de 0,348, dado que ratifica a importância da atuação do IAC para essa comunidade.

Ao longo dos anos, a Instituição fortaleceu seu trabalho na promoção da Assistência Social direcionada a indivíduos e famílias em situação de vulnerabilidade e firmou diversas parcerias com órgãos públicos e privados. Essas parcerias proporcionaram uma expansão nos serviços ofertados e no público atendido que viabilizam a execução de programas e projetos que são segmentados em ações voltadas para Educação; Proteção Social Básica; Proteção Social Especial; Emprego e Renda e Esporte. Com esse diversificado trabalho de Assistência Social, o Instituto de Arte e Cidadania do Ceará – IAC-CE alcança crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos.

 

Programa Rejuvenescimento Saudável valorizam e promovem o protagonismo, empoderamento, convivência familiar e comunitária da pessoa idosa.

Como exemplo da abrangência de público beneficiado nos programas e projetos de assistência social  está o Programa Cresça com seu Filho Criança Feliz,  desenvolvido pelo IAC,  e que tem como objetivo fortalecer os vínculos familiares entre a pessoa que cuida e a criança que se encontra na primeira infância  ( 0 a 3 anos). De acordo com Vanessa Nylia, coordenadora do Programa, “o trabalho atende atualmente cerca de 240 crianças e uma média de 200 gestantes nos bairros Jardim das Oliveiras, Messejana, Paupina, Conjunto Palmeiras, Edson Queiroz e Jangurussu”. Vanessa conta que “durante esses dois anos de execução percebemos o quão importante tem sido o trabalho desenvolvido quando recebemos relatos de mães que diante da situação de vulnerabilidade vivenciada, pensaram em interromper a gestação e após participar das reuniões no grupo de gestantes mudaram de pensamento. Ou mesmo por meio de depoimentos de cuidadores quando dizem que as crianças estão mais espertas e participativas depois que iniciaram as atividades do programa, bem como houve um aumento nos momentos com a família reunida,” comemora a coordenadora.

 

Acolhimento e adaptação na Creche Mundo Feliz a fim de criar um ambiente confortável e acolhedor

Em outro trabalho de assistência social está o Acolhimento Institucional – Modalidade República, gerido pelo IAC com o suporte da SDHDS, que acolhe jovens com mais de 18 anos egressos de algum dos acolhimentos institucionais que recebem crianças e adolescentes em Fortaleza. A República tem o papel de dar o suporte psicológico, social e pedagógico para que esses jovens consigam se estabilizar em todas as áreas da vida, se desenvolver de maneira saudável e que tenham um projeto e um plano de vida digno. Para  Nickolas Bastos, psicólogo da República, que trabalha na área de assistência social, “é compreensível a importância dessa data (Dia Nacional da Assistência Social) como uma forma de reforçar essa política pública como um direito da população, bem como homenagear os profissionais que atuam nessa área. Na República, trabalhamos o fortalecimento dos acolhidos como sujeitos de direito”, explica o psicólogo.

 

 

Agentes do O Projeto Resenha da Prevenção em treinamento

Dentre os projetos e programas do IAC-CE encontra-se também o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. Bianca Sousa, Assistente Social do IAC-CE, explica que esse trabalho “é um conjunto de ações realizadas em grupos, de diferentes faixas etárias, que buscam complementar o trabalho social com famílias e prevenir a ocorrência de situações de risco social. Além disso, o SCFV busca fortalecer as relações familiares e comunitárias, promovendo a integração e a troca de experiências entre os participantes, valorizando o sentido de coletividade,” finaliza.

 

 

 

 

 

 

Conheça todos os programas e projetos do IAC- CE www.iacce.org.br

e no instagram @iac.ce acompanhe o dia a dia  e as atividades  desses programas e projetos

 

Os comentários estão fechados.