WhatsApp Image 2023-09-12 at 11.10.58

Hortinha Creche Mundo Feliz integra crianças de um a três anos e famílias do bairro Bonsucesso

A iniciativa de cultivar um local para plantações na Creche Mundo Feliz foi motivada por uma necessidade de transformar espaço em ambientes. Viviane Alperes, coordenadora da Creche Mundo Feliz  explica que a horta foi inaugurada em 2022 e seguiu as diretrizes  do Programa Ateliê, uma tessitura protagonizada pela triangulação família, escola e criança de formal digital e faz parte das ações de qualidade e expansão no atendimento às crianças da Educação Infantil, em creches e pré-escolas, baseadas no  Plano Nacional de Educação e ratificadas no Plano Municipal de Educação de Fortaleza.

“Nós percebemos essa importância de trazer esse ambiente e transformá-lo para as crianças, em um ambiente ativo, criativo e produtivo. Aí veio a ideia da horta, motivada também por que as famílias tinham muita curiosidade, gostavam muito de perguntar às professoras sobre as plantinhas, sobre o plantio e aí agregamos a ideia ao nosso projeto Meio Ambiente,” relembra a coordenadora.

Viviane revela que a ideia foi aceita de imediato por todas as famílias e a construção da horta da Creche Mundo Feliz  teve participação dos pais, trazendo matérias necessários como pneus, jarros, mudas que foram e continuam a serem plantadas pelas crianças, muitas vezes em parceria com pais ou responsáveis.

Além de todo o apoio das famílias, a construção da horta na Creche Mundo Feliz, contou com a parceria do Projeto Horta Social, atividade de promoção de segurança alimentar, que oferta cultivo e distribuição de hortaliças orgânicas, a famílias em situação de vulnerabilidade social, uma ação da Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS), em cogestão com Instituto de Arte e Cidadania do Ceará (IAC-CE). “ Como pontapé inicial para a criação da nossa horta  fizemos essa extensão no Projeto Horta Social que tem todo contexto realmente da plantação para que as crianças vissem de onde vêm as hortaliças. Até porque a Prefeitura começou a mandar no cardápio da merenda escolar o alface e assim nossas crianças puderam ver de onde vem um alface, pois eles estavam tendo dificuldade em querer consumir a hortaliça. E logo em seguida à visita percebemos que a aceitação em comer o alface, foi incrível”, comemora Viviane.

Na horta da Creche Mundo Feliz há plantas medicinais como Eva Cidreira, Boldo, Corama, Capim Santo… são cultivadas também Coentro, Couve Manteiga  e algumas espécies de jardins. E a reposição das mudas é feita sistematicamente com a ajuda das famílias.

A inserção do cultivo de plantas na horta da creche e no dia-a-dia das crianças impactou  na rotina escolar das crianças e na vida das famílias. Segundo a coordenadora Viviane Alperes essa é uma oportunidade  de promover uma educação ambiental enriquecedora, “envolvemos nossas crianças em uma jornada fascinante para explorar o mundo das plantas.” Por meio dessa experiência prática, as crianças estão aprendendo sobre sustentabilidade, responsabilidade e conexão com a natureza. E esse contato as deixa mais atentas a tudo que diz respeito à natureza: suas diversas formas, cores, cheiros e sabores. O cultivo da horta na Educação Infantil também estimula o gosto pela alimentação saudável, ajudando os pequenos a identificarem os alimentos que fazem bem para a saúde.

Os benefícios não param por aí.  Além de desenvolver habilidades práticas, nossos pequenos agricultores também aprendem valores importantes como o trabalho em equipe, da paciência, da dedicação e da gratidão por tudo o que a natureza nos presenteia diariamente.

>>> Conheça todos os trabalhos do IAC- CE clicando em:  https://www.iacce.org.br/projetos-programas/ e no instagram @iac.ce acompanhe o dia a dia e as atividades desses programas e projetos

Os comentários estão fechados.