WhatsApp Image 2024-02-16 at 13.52.47

Horta Social promoveu a 4ª colheita do ano, nesta sexta-feira(16/02), com a presença de secretário e canais de TV

O projeto Horta Social, iniciativa da Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS), em cogestão com Instituto de Arte e Cidadania do Ceará (IAC-CE), realizou,  nessa sexta-feira (16/02), a partir das 7h, a distribuição de hortaliças, no Conjunto Ceará.

Na colheita de hoje foi entregue  1 tonelada de hortaliças (couve manteiga, alface e coentro) mais pimenta de cheiro para cerca de 284 beneficiados do projeto e residentes no bairro Conjunto Ceará e adjacências. O evento contou com a presença do secretário dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS), Francisco Ibiapina e vários canais de TV: TV Verdes Mares ( Bom Dia Ceará), TV Cidade,  TV Jangadeiro e TV Terra do Sol. Abaixo estão os links das matérias.

O Projeto Hortas Sociais promove o acesso a alimentos saudáveis em áreas de insegurança alimentar por meio do cultivo e fomento da agricultura urbana. Uma atividade de promoção de segurança alimentar que distribui hortaliças orgânicas, atingindo um total de 2.400 beneficiados que residem no Conjunto Ceará, na Granja Portugal e Conjunto Palmeiras, locais onde estão instaladas as quatro estufas do projeto.

Além dos idosos beneficiados com o recebimentos de hortaliças, muitos deles cadastrados desde 2016, início das Hortas Sociais, o projeto prioriza pessoas em situação de insegurança alimentar que são cadastradas e encaminhadas pelos Centros de Referência da Assistência Social que atuam no território onde as Hortas Sociais.  As pessoas cadastradas também podem participar do plantio das hortas em atividades realizadas nas estufas.

Número de 2023

Em 2023, o projeto Hortas Sociais produziu mais de 45 toneladas de alimentos que foram destinados a pessoas idosas e em insegurança alimentar. Essas hortaliças foram distribuídas em 38 colheitas no decorrer do ano passado. Em 2024, até a data de hoje (16/02), o projeto Horta Social já promoveu quatro colheitas, distribuindo mais de quatro toneladas de hortaliças, entre alface, couve manteiga, coentro, pimenta de cheiro, maxixe e tomate cereja.

Novos investimentos

Atualmente, o projeto conta com quatro estufas, sendo duas no Conjunto Ceará, uma no Conjunto Palmeiras e uma na Granja Portugal. Além destas, a Prefeitura de Fortaleza está implantando mais três hortas sociais na Capital, que devem ser entregues em 2024 e beneficiar 400 pessoas em cada colheita.

Uma delas, no bairro Jacarecanga, já está com 85% dos serviços concluídos. As demais estão localizadas na Sapiranga e no Conjunto Habitacional Alameda das Palmeiras. Em dezembro de 2023, foi lançado edital para investimento no valor total de 3.195.312,98 para a manutenção das sete estufas.

Endereços das Hortas Sociais:

Conjunto Ceará
Endereço: Av. F, 580 – vizinho ao Colégio João Nunes (próximo ao Corpo de Bombeiros)

Conjunto Palmeiras
Endereço: Av. Castelo de Castro, 2842 (ao lado do posto de saúde Evandro Ayres de Moura)

Granja Portugal
Endereço: Rua Humberto Lomeu, 1120 (próximo ao CRAS)

Os comentários estão fechados.