O Projeto Hortas Sociais que têm atuação nos bairros Conjunto Ceará, Granja Portugal, e Conjunto Palmeiras, iniciou o ano promovendo colheita no Conjunto Ceará, na manhã, do dia 5 de janeiro, quando, cerca de 500 idosos receberam alimentos orgânicos como alface, coentro, couve manteiga e tomate cereja, cujo manejo de plantio orgânico e colheita foram feitos de forma colaborativa.
A primeira colheita do ano contou com a cobertura ao vivo do Bom Dia Ceará, TV Jangadeiro, TV Terra do Sol e TV Fortaleza, quando repórteres conversaram com idosos beneficiados e com o Dimitri Batista, Secretário Executivo da Secretaria de Direitos Humanos e Desenvolvimento Social e Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Fortaleza. ( veja link abaixo)
O Projeto Horta Social é uma atividade de incentivo à agricultura urbana, alimentação saudável e estímulo do convívio social de idosos em situação de vulnerabilidade. É promovida pela a Prefeitura de Fortaleza, através da Secretaria dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS), em cogestão com Instituto de Arte e Cidadania do Ceará – IAC-CE.
Nos 128 grupos do Serviço de Convivência nos bairros Conjunto Ceará, Granja Portugal, e Conjunto Palmeiras, cerca de 3.200 pessoas idosas puderam participar de ações educativas sobre envelhecimento e bem-estar; participação social; autonomia e protagonismo da pessoa idosa; horta social e transformação socioambiental no território, sabedoria popular e ervas medicinais, além de valorização de memórias, habilidades e potencialidades.
Os participantes tiveram a oportunidade de aprender sobre Horticultura, com oficinas que estimulam a agricultura urbana, segurança alimentar, cuidados com o meio ambiente, praticar ações de plantio, cultivo e colheita de hortaliças nas estufas.
“O trabalho com idosos nas Hortas Sociais tem por foco o desenvolvimento de atividades que contribuam no processo de envelhecimento saudável e na prevenção de situações de risco social. A vivência em grupo com experimentações artísticas, culturais, esportivas e de lazer constituem formas privilegiadas de expressão, interação e proteção social”, explica Erleandro Oliveira, educador social e coordenador do SCFV.
Número de Colheitas
Somente no Conjunto Ceará, em 2022 foram realizadas 17 colheitas, sendo distribuídas em torno de 01 tonelada de hortaliças, a cada entrega. Em média 600 famílias foram contempladas com kits de hortaliças a cada colheita. No geral, incluindo os bairros do Conjunto Ceará, e Granja Portugal, Conjunto Palmeiras, onde o SCFV – Horta Social atua, foram realizadas 35 colheitas nas unidades da Horta Social de Fortaleza, sendo assim mais de 30 toneladas de hortaliças produzidas e entregues aos idosos participantes das atividades.
Como participar
Traduzindo em números são 128 (cento e vinte e oito) grupos do SCFV, por meio da oferta de 3.200 (três mil e duzentas) vagas para pessoas idosas, distribuídas nas unidades de Hortas Sociais do município de Fortaleza, localizadas no Conjunto Ceará, Conjunto Palmeiras e Granja Portugal.
Atualmente existem quatro estufas localizadas no Conjunto Ceará (2), Granja Portugal (1) e Conjunto Palmeiras (1)
Podem se inscrever pessoas a partir de 60 anos. Levar cópias de RG, CPF, Comprovante de residência e cartão de vacina. + Número de Inscrição Social – NIS
Horário das 8h às 12h e das 13h às 17h.
Locais de Inscrição
Hortas Sociais do Conjunto Ceará: Av. F n° 580. Vizinho ao Colégio João Nunes. Próximo ao Corpo de Bombeiros.
Hortas Sociais Conjunto Palmeiras: Av. Castelo de Castro 2842- Ao lado do posto de saúde Evandro Ayres de Moura.
Hortas Sociais Granja Portugal: Rua Humberto Lomeu, 1120 – Próximo ao CRAS.
Para conhecer e acompanhar as ações do HORTA SOCIAL acesse o site https://www.iacce.org.br/blog/
Links das matérias citadas acima:
BOM DIA CEARÁ (AO VIVO): https://globoplay.globo.com/v/11254573/
JORNAL DA JANGADEIRO, TV JANGADEIRO: https://youtu.be/An05a83Z8i8?t=313
TV TERRA DO SOL: https://www.youtube.com/