FOTO 1 INAUGURAÇÃO CONJUNTO PALMEIRA

Horta Social inaugura nova estufa no Conjunto Palmeiras

Ouça este conteúdo:

 

No último dia 6 de janeiro, o IAC-CE em cogestão com a Prefeitura de Fortaleza, através da Secretaria dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS), inaugurou uma nova estufa de hortaliças no bairro Conjunto Palmeiras, a quarta estufa da Capital.

Tânia Martins junto com mais 204 idosos e idosas recebendo o kit de hortaliças na colheita do dia 5 de janeiro.

Na ocasião, a entrega do equipamento foi marcada pela primeira colheita no equipamento e contou com a participação de mais de 150 idosos, além de cinco entidades que acolhem idosos e idosas vulneráveis em Fortaleza.

Dona Maria de Fátima Ferreira, moradora do Conjunto Palmeiras, já frequenta as aulas de dança do Centro de Cidadania e Direitos Humanos (CCDH) do bairro e agora faz parte do grupo de idosos beneficiados pela nova horta. “Pra quem gosta de verdura, tudo é caro. E agora com a horta é uma benção de Deus. Vou participar de todas as colheitas com certeza, vou aproveitar muito bem mais essa oportunidade que estou ganhando”, contou a aposentada de 71 anos.

Saiba mais: Projeto Hortas Sociais

Mais do que recebimento de hortaliças, as colheitas são momentos de encontros.

Ano passado, o projeto Hortas Sociais entregou mais de oito toneladas a 115 entidades beneficentes, em um total de 19 colheitas nas duas estufas do Conjunto Ceará e no equipamento da Granja Portugal. Desde 2020, com a pandemia, as colheitas da horta beneficiam também entidades que trabalham acolhendo idosos.

O projeto Hortas Sociais têm como objetivo garantir uma alimentação saudável, realizando colheitas e doações de acordo com os ciclos de produção. As hortaliças são cultivadas de forma 100% orgânica, em estufas de 750 metros quadrados cada, com irrigação automatizada – por gotejamento e plantadas no sistema de vasos (fibra de coco estéril).

Colheitas realizadas pelo IAC-CE

Retomada da colheita presencial, no 29 de dezembro de 2021, na estufa da Granja Portugal.

Além da colheita que inaugurou a nova estufa, no Conjunto Palmeiras, no dia 6 de janeiro, o Instituto de Arte e Cidadania do Ceará – IAC-CE, retomou a modalidade de colheita presencial do projeto Hortas Sociais, suspensa desde a paralisação das atividades presenciais em março de 2020, no dia 29 de dezembro na estufa da Granja Portugal. Essa colheita presencial beneficiou mais de 150 idosos e idosas e todos receberam um kit contendo ( alface, coentro e couve manteiga). No total foram distribuídos: 111 quilos de alface, 64 de coentro e 89 de couve manteiga.

No dia 5 de janeiro, Tânia Martins e mais 204 idosos e idosas participaram de mais uma colheita promovida pelo o Instituto de Arte e Cidadania do Ceará – IAC-CE, em cogestão com a Prefeitura de Fortaleza, através da Secretaria dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS)

Entidades que acolhem idosos vulneráveis em Fortaleza, participaram da colheita do dia 12 de janeiro

“Voltar a receber essas hortaliças fresquinhas e poder preparar uma salada de alface, um suco detox e temperar meu feijão com esse coentro cheiroso, é uma grande alegria. Obrigada à toda a equipe que está à frente da horta, ficamos felizes com o retorno e a organização,” declara Tânia Martins, participante do projeto Hortas Sociais.

No dia 12 de janeiro, devido à volta da maior taxa de transmissão desde março de 2021, pela Covid, agora na versão ômicron, as colheitas presenciais foram suspensas e toda produção de hortaliças foi distribuída a entidades que atuam com idosos vulneráveis. Dessa colheita participaram: o Lar Torres de Melo; a Santa Casa de Misericórdia; São Vicente de Paula; e o Lar Três Irmãs.

A suspensão do atendimento individual aos idosos cadastrados tem o objetivo de garantir a não contaminação desse público.

Hortas Sociais: por um envelhecimento ativo e saudável!

Os comentários estão fechados.