WhatsApp Image 2023-12-04 at 09.16.36

Documentário “Fiz 18, e agora?” ganha 1° lugar no Prêmio MPCE de Jornalismo e entrevista jovens da República

A noite da última quinta-feira (30/11) foi marcada pela entrega do 5° Prêmio MPCE de Jornalismo, ocorrida no Plenário dos Órgãos Colegiados, na Procuradoria Geral de Justiça, em Fortaleza. O Documentário “Fiz 18, e agora?” que contou com a com a participação do Acolhimento Institucional na Modalidade de República ganha 1° lugar no Prêmio MPCE de Telejornalismo.

A República, como se chama informalmente, é um equipamento, gerenciado pelo Instituto de Arte e Cidadania – IAC-CE, em parceria com a Prefeitura Municipal de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Desenvolvimento Social – SDHDS, onde executa-se o serviço de Acolhimento Institucional na Modalidade de República para jovens que tenham atingido a maioridade, egressos de acolhimentos para crianças e adolescentes do município de Fortaleza – CE que atendam os requisitos do programa.

Em maio deste ano, 2023, a República começou a ser visitada pela equipe da TV Assembleia para a produção do documentário sobre a vida de jovens que saem de instituições de acolhimento para crianças e adolescentes ao atingirem a maioridade. Durante a visita, a equipe liderada pela repórter Janaína Gouveia – TV Assembleia e a produtora Aline Cavalcanti, e teve a oportunidade de conhecer a República de Acolhimento. “A ideia surgiu de uma provocação, do nosso diretor Rafael Luis que trouxe a ideia, mostrando que é um assunto pouco falado, pouco abordado. Então nós compramos a ideia, mas no início sentimos dificuldade em como abordar um assunto tão delicado e forte,” explicou Aline Cavalcanti, produtora do documentário.

Muito feliz por conquistar o 1º lugar no 5º Prêmio de Jornalismo do MPCE! No programa Repórter Assembleia, com o tema “Fiz 18, e agora?”, falamos sobre as histórias de adolescentes que moram em Instituições de Acolhimento e, ao completarem dezoito anos, enfrentam o desafio de deixarem essas instituições. Minha grande motivação como jornalista é levar para as pessoas histórias que muitas vezes são consideradas “invisíveis”, mostrando realidades tão diversas. Esses jovens, ao compartilharem suas experiências, mostram que é possível dar novos significados às suas vidas e que, com o apoio adequado, podem se tornar vencedores. Tive a honra de participar desse programa ao lado de uma equipe incrivelmente competente: Aline Cavalcanti (produção), Marcelo Alves (imagens), Salomão Costa (imagens), Daniel Shade (imagens drone), Vinicius Bozzo (edição), Fábio Virgílio (transporte), Siete Batista (maquiagem). E sempre com o olhar apurado e apoio incondicional da nossa coordenadora Angela Gurgel”, destacou a repórter Janaína Gouveia.

Ao comunicar a premiação ao Instituto de Arte e Cidadania – IAC-CE, informando que o programa sobre jovens que precisam sair das instituições de acolhimento, quando fazem 18 anos, conquistou o 1º lugar no Prêmio MPCE de jornalismo, a produtora Aline Cavalcanti disse: Esse troféu também é de vocês!

“Nós do IAC nos sentimos muito felizes em compartilhar esse momento de visibilidade para o Acolhimento Institucional – Modalidade República, gerido pelo IAC com o suporte da SDHDS, que acolhe jovens com mais de 18 anos egressos de algum dos acolhimentos institucionais que recebem crianças e adolescentes em Fortaleza. A República tem o papel de dar o suporte psicológico, social e pedagógico para que esses jovens consigam se estabilizar em todas as áreas da vida, se desenvolver de maneira saudável e que tenham um projeto e um plano de vida digno”, ratificou Monalice Araújo Batista Fernandes, presidente do IAC-CE

Para assistir o documentário “Fiz 18, e agora?” completo produzido pelo Núcleo de Documentários da Assembleia Lesgislativa do Ceará ( ALECE) que conquistou o primeiro lugar categoria Telejornalismo, no 5° Prêmio MPCE de Jornalismo clique no link: https://www.youtube.com/watch?v=Fe_b7CxDqQQ

Crédito das fotos da galeria: Aline Cavalcanti

Para mais informações sobre os projetos do IAC-CE acesse o site (www.iacce.org.br/), Instagram (@iac.ce) ou telefone: 3235-6683

ComoParticipar

 

Acompanhe a divulgação de novas vagas seguindo as redes sociais do IAC-CE.

Para fazer inscrição para o Curso de Inglês é necessário comparecer a sede do IAC-CE. Em caso de menor de idade deve estar na companhia dos pais ou responsável, apresentar RG e comprovante de endereço.

Mais Informações sobre vagas para o Acolhimento Institucional em República:

Os comentários estão fechados.