Depois de serem destaque, em novembro do ano passado, no ranking do Campeonato Brasileiro de Karatê Educacional, organizado pela Federação Cearense de Karatê Educacional e realizado pela Confederação Brasileira de Karatê Educacional, Guilherme Martins, Maria Elisa e agora ganhando as companhia de José Larry, esses alunos de Karaté do Instituto de Arte e Cidadania – IAC-CE, brilharam no palco do Teatro do CUCA Pici ao receberem o prêmio de Melhores Atletas do Ceará!
A prática do Karatê já tem um poder transformador por proporcionar saudável convívio durante as aulas no tatame, onde as crianças aprendem, sobretudo, a respeitar os oponentes, obedecer hierarquia, cumprir horários, imagine o impacto positivo que um reconhecimento como esses, relembrados nos parágrafos acima, podem impactar positivamente na saúde emocional desses atletas do Karatê, do IAC-CE.
O mestre César de Sousa, faixa preta, 5° Dan, de Karate Shotokan, responsável pelas aulas de Karatê no IAC-CE conta que tudo começou em setembro de 2022. E atualmente tem 11 alunos na faixa etária de 5 a 16 anos. E continua: “No Campeonato Brasileiro de Karatê Educacional, em novembro de 2023, levamos seis atletas e trouxemos nove medalhas, garantindo a participação no próximo Campeonato Brasileiro de Karatê Educacional. “E agora, começamos 2024 com o reconhecimento público de Guilherme, Elisa e José Larry, no palco do Teatro do CUCA Pici recebendo o prêmio de Melhores Atletas do Ceará. Isso é muito gratificante para todos nós que estivemos ao lado desses atletas que têm um futuro promissor no esporte. Deixo aqui meus agradecimentos a todos os alunos que se dedicam ao Karatê e ao Instituto de Arte e Cidadania – IAC-CE, pela oportunidade, confiança e apoio”, finaliza o mestre Cesar.
Nunca é demais lembrar que o karaté é uma modalidade, cuja prática pode ter repercussões benéficas no comportamento da criança, promovendo a socialização, facilitando também a aprendizagem; melhora a concentração; promove o controle das emoções; desenvolve a flexibilidade e a coordenação; contribui para uma postura corporal adequada; desenvolve a autoconfiança e o sentimento de segurança e pertencimento; trabalha a afetividade; desenvolve a lateralidade e a orientação de espaço temporal e equilíbrio; promove a disciplina, dando à criança a noção de limites de atuação e melhora a condição física.
O Instituto de Arte e Cidadania – IAC-CE sabe que as artes marciais, com destaque para o Karatê, são indicadas a crianças e adolescentes devido ao seu poder transformador. É no convívio durante as aulas no tatame que eles aprendem, sobretudo, a respeitar os oponentes, obedecer hierarquia e cumprir horários.
É oportuno lembrar que além do Karatê, o Instituto de Arte e Cidadania – IAC-CE, promove em sua sede no bairro Antônio Bezerra as seguintes atividades: Zumba, Ginástica Rítmica, Ballet, jazz, Muay Thai, Jiu-Jítsu, Música, Desenho, Capoeira e Artesanato
Para mais informações sobre os projetos do IAC_CE acesse o site (www.iacce.org.br/), Instagram (@iac.ce) ou telefone: 3235-6683