Ouça este conteúdo:
As creches ou pré-escolas são modalidades de educação infantil de extrema importância para o desenvolvimento das crianças. Além do caráter educativo esse equipamento garante assistência, alimentação, saúde e segurança com condições materiais e humanas que trazem benefícios sociais e culturais para as crianças e tranquilidade às famílias.
O Instituto de Arte e Cidadania do Ceará – IAC-CE, Organização da Sociedade Civil, sem fins lucrativos, executora de serviços, projetos e programas focados na promoção Assistência Social direcionada a indivíduos e famílias em situação de vulnerabilidade no Estado do Ceará, mantém três creches em Fortaleza que entregam à comunidade um serviço excepcional. O trabalho realizado por essas creches tem caráter educativo e visa garantir assistência, alimentação, saúde e segurança com condições materiais e humanas que tragam benefícios sociais e culturais para as crianças.
A Creche Raio de Luz, localizada na rua José Abílio 976, na Granja Portugal, por exemplo, atende 132 crianças de um ano a três anos e oito meses. ”Nossa linha pedagógica é focada no lúdico. Trabalhamos com projetos todos os meses quando fazemos nossa acolhida e nossas atividades lúdicas como o projeto família que objetiva estimular o convívio do bem estar da família e fortalecer o vínculo entre a escola e os familiares”, explica a coordenadora, Lúcia Paixão.
Lúcia relembra que a parceria com o IAC já existe há três anos. “Essa parceria é muito gratificante, pois o Instituto ajuda a creche disponibilizando um espaço lúdico e contrata as educadoras; ajuda a comunidade a ter um local para as crianças serem acolhidas, e ainda oferece ajuda psicológica. O IAC veio realmente para ajudar as comunidades carentes do nosso bairro, oferecendo um trabalho de qualidade tanto para os funcionários como para a comunidade trabalhando com amor e satisfação”, reconhece, a coordenadora.
Já a Creche Semeando o Saber, localizada na rua Major Celestino, 1040, no Antônio Bezerra, atende 136 crianças na faixa etária de um ano até três anos e 11 meses. Segundo a coordenadora, a programação segue um calendário anual de eventos como o Carnaval, Páscoa, Família – Mães, Dia Internacional do Livro Infantil, Dia Mundial da Infância, Tradições Juninas, Meio ambiente/ecologia/reciclagem, Folclore, Semana da criança e Natal. “A ideia é usar essas datas como gancho para passar às crianças uma mensagem de reflexão, promovendo e desenvolvendo, durante e antes da preparação, o relacionamento com os outros, expandindo o círculo social das crianças e conectar as crianças sobre o significado datas comemorativas escolares, que têm a oportunidade de desenvolver temas importantes para a formação e conscientização”, explica Vivian Gonçalves, coordenadora.
Vivian acrescenta que é muito grata “ao Instituto de Artes e Cidadania do Ceará, aos educadores, professoras e a equipe de apoio, maravilhosa, pelo seu desempenho e dedicação às crianças, e seus familiares e à comunidade”. E ela estende os agradecimentos à Secretaria de Educação, Regional III.
A coordenadora, Viviane Alperes da Creche Mundo Feliz, localizada na rua Francisco Domingos 1457, no Bonsucesso , explica que atende 136 crianças de um ano a três anos, e como todas as outras duas creches, a Mundo Feliz tem convênio com a Secretaria Municipal de Educação. A coordenadora explica que o objetivo do trabalho da Mundo Feliz é promover o desenvolvimento integral das criança, a garantia da aprendizagem e construção de conhecimento, a partir das diferentes linguagens, assim como assegurar os seus direitos de conviver, brincar, participar, explorar e conhecer de forma lúdica.
Para Viviane a creche fez um diferencial no bairro com um atendimento integral. “É importante ressaltar a importância da Mundo Feliz no Bairro no Bonsucesso, onde há algumas famílias em situação de vulnerabilidade social, e as crianças dessas famílias, estando na creche, têm garantidas a educação, os cuidados e uma alimentação saudável diariamente, o que assegura seus direitos e princípios”, finaliza Viviane.
É estando à frente na gestão dessas três creches, que entregam às suas comunidades um atendimento de excelências, que o Instituto de Arte e Cidadania do Ceará – IAC-CE dá da sua contribuição para garantir assistência, alimentação, saúde e segurança com condições materiais e humanas que tragam benefícios sociais e culturais para as crianças.