É sabido que a socialização é uma necessidade inerente do ser humano, independentemente da idade. No entanto, para a pessoa idosa, mais vulnerável ao isolamento e à solidão, muitas vezes, afetando a saúde mental e consequentemente à saúde física, a socialização passa a ser ainda mais importante.
Ciente dos impactos benéficos que a socialização traz para as pessoas idosas, o Instituto de Arte e Cidadania – IAC-CE, em comemoração ao Dia Internacional do Idoso, promoveu nos dias 2 e 3 de outubro de 2023 no Abrigo do Idoso Olavo Bilac, a Semana do Idoso, que teve como objetivo promover a socialização dos idosos entre eles e com o público presente, além de um momento de laser, descontração e bem-estar para os assistidos.
Na manhã do primeiro dia de evento (2 de outubro), idosos, idosas e colaboradores do Abrigo se emocionaram com apresentações musicais das crianças que fazem parte do grupo musical Vozes do Amanhecer, do Instituto de Artes e Cidadania do Ceará. E no segundo dia (3 de outubro) professor Luan, também do Instituto de Arte e Cidadania do Ceará, promoveu atividade de teatro para a terceira idade.
Nas duas ocasiões, a equipe do IAC, liderada pela assistente social, Érika Rodrigues, foi recepcionada pela diretora do Olavo Bilac e pela equipe composta de terapeutas, cuidadores, médicos e assistentes sociais. Paula Castelana, além de agradecer os encontros, externou, a presteza e atenção do IAC-CE em sempre atender às solicitações da direção do Abrigo Olavo Bilac, com dedicação e profissionalismo.
Em parceria com o Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos – SPS, o Instituto de Arte e Cidadania do Ceará – IAC-CE administra o Abrigo Olavo Bilac para pessoas idosas (60 anos ou mais) de ambos os sexos, independentes ou com algum grau de dependência, e que não têm condições de permanecer com a família por motivos diversos, como situações de violência e negligência, e/ou estão em situação de rua ou de abandono. O acolhimento é adotado como uma medida excepcional, quando esgotadas todas as possibilidades de autossustento e convívio com os familiares.
Para mais informações sobre os projetos do IAC_CE acesse o site (www.iacce.org.br/), Instagram (@iac.ce) ou telefone: 3235-6683