WhatsApp Image 2024-04-03 at 10.19.21 AM

A magia da Páscoa toma conta das creches do IAC-CE, nos bairros de Antônio Bezerra, Granja Portugal e Bonsucesso

A Páscoa é um dos momentos mágicos da infância! Quanto mais a criança puder acreditar na fantasia, mais ela se torna alegre e criativa. O ambiente leve e afetivo desenvolve o cognitivo porque a criança se sente segura para se desenvolver.  Além disso, o real significado da Páscoa que é a união, a partilha, a amizade, a solidariedade e a renovação são valores humanos que precisam ser abordados em qualquer fase da vida e a Páscoa é uma excelente oportunidade de estimular as crianças para o exercício desses valores. 

Todas essas razões conduziram as coordenações das creches Raio de Luz, Mundo Feliz e Semeando o Saber a trazer a magia da Páscoa para a escola. “Nesse ano, aproveitando a data, trabalhamos com as a importância de sabermos respeitar seus pares, independentemente da cor da pele, de nos preocuparmos com o próximo, algumas questões sociais precisam ser abordadas sem ferir nenhuma crença. E a Páscoa também possui seu lado lúdico e como instituição que favorece a ludicidade em seu fazer pedagógico, propiciamos momentos lúdicos para as crianças sem que esse fazer confunda os momentos ofertados,” explica Verônica Veras, Pedagoga à frente da Creche Semeando o Saber.

A coordenadora Verônica Veras ainda acrescenta que as crianças são sempre receptivas às ações que realizadas na creche e “nesse ano, em especial buscamos mostrar para as famílias e crianças um lado da Páscoa que geralmente não é abordado. A Páscoa vem trazer esse sentimento de estarmos juntos, percebemos com pequenos mimos o desejo de agradar, de mostrar gratidão, há um fortalecimento de vínculos entre famílias e professores”, finaliza.

Viviane Alperes, coordenadora da Creche Mundo Feliz, conta que a Páscoa agregou no fortalecimento das relações entre crianças, famílias e educadores de várias maneiras. “A celebração da Páscoa na creche oferece uma oportunidade para que todos se unam em torno de uma festividade comum, promovendo um senso de comunidade e pertencimento. Estimula a criatividade e a aprendizagem: Atividades relacionadas à Páscoa, como artesanato, contação de histórias e jogos temáticos, podem estimular a criatividade das crianças e oferecer oportunidades de aprendizado sobre tradições culturais e religiosas,” explica Viviane.

E ela ressalta que a Páscoa também fortalece vínculos familiares ao envolver as famílias nas comemorações ratificando laços entre pais, filhos e educadores, criando um ambiente colaborativo e de apoio mútuo. “Incentiva a partilha e a generosidade, pois a Páscoa é frequentemente associada à partilha e à generosidade. E mais: fomenta a compreensão cultural ao celebrar a Páscoa de forma inclusiva e respeitosa com todas as tradições representadas na creche. Assim as crianças têm a oportunidade de aprender sobre diferentes culturas e crenças, promovendo a compreensão e o respeito mútuo. Em resumo, a Páscoa na creche pode ser uma oportunidade valiosa para fortalecer os laços comunitários, promover o aprendizado e os valores positivos, e criar memórias significativas para as crianças, famílias e educadores envolvidos,” conclui.

Na creche Raio de Luz “trabalhamos com os símbolos da Páscoa, como o coelho e o ovo, de forma lúdica, por meio de jogos, como os de memória e os quebra-cabeças. Contamos histórias envolvendo também os elementos característicos da Páscoa, como curiosidades e lendas sobre o coelho da Páscoa e a simbologia dos ovos nessa data e promovemos a caça aos ovos de Páscoa,” explica a coordenadora Vivian Gonçalves. Na creche Raio de Luz os ovos foram produzidos pelos próprios alunos em sala de aula, a partir de materiais diversos ou das próprias cascas de ovos enfeitadas.

Vivian finaliza dizendo que objetivo específico da comemoração é o de conhecer o significado de Páscoa; vivenciar, valorizar e respeitar o verdadeiro sentido da Páscoa; desenvolver a criatividade, a vivência de valores, como a solidariedade, a fraternidade e a espiritualidade, além de formar cidadãos conscientes, críticos e participativos nas atividades.”

As três creches, Raio de Luz, Mundo Feliz e Semeando o Saber, são administrada em parceria com a Prefeitura Municipal de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME).  Nesses espaços, o IAC-CE realiza atendimento de crianças de 1 a 3 anos e atende as comunidades dos bairros: de Antônio Bezerra, Granja Portugal e Bonsucesso. O programa é voltado para a promoção do desenvolvimento integral, em seus aspectos físicos, psicológico, afetivo, intelectual e social.

Para mais informações sobre os projetos do IAC_CE acesse o site (www.iacce.org.br/), Instagram (@iac.ce) ou telefone: 3235-6683

Os comentários estão fechados.