Desde o início, quando começou a funcionar na atual sede no bairro do Antônio Bezerra, em 2016, o Instituto de Arte e Cidadania do Ceará, IAC-CE, incluiu a Capoeira em seu cardápio de atividades como alternativa para atrair a comunidade e também fortalecer a convivência comunitária e familiar, oportunizando bem estar aos seus beneficiários com a prática desse tipo de luta que teve origem no Brasil a partir do século XVI, sendo de grande expressividade para a cultura brasileira.
De presença marcante na cultura popular brasileira, a prática ganhou destaque no calendário comemorativo nacional. A data fixada para celebrar o dia da capoeira é o dia 3 de agosto. E é oportuno mostrar como a Capoeira vem realmente transformando vidas no bairro Antônio Bezerra através do trabalho do IAC-CE, pois além da significância cultural, a capoeira trabalha a coordenação motora, aprimora a flexibilidade, equilíbrio e destreza, alivia as tensões do dia a dia, proporciona criatividade e liberdade de movimentos.
Laryssa Ellen Vieira da Silva, ex-aluna de capoeira, do IAC-CE e atualmente professora destaca a importância de preencher o tempo de crianças e jovens expostos à vulnerabilidade social, através do próprio exemplo: “ iniciei a treinar capoeira com 5 ou 6 anos de idade, porque como criança eu queria alguma coisa para fazer, pra não ficar tão desocupada. Ai vi que na escola onde eu estudava a Capoeira era a única coisa que eu conseguia fazer com a minha idade, então fui só como curiosidade mesmo, mas gostei tanto que até hoje pratico a Capoeira. E procuro hoje com o meu trabalho proporcionar a crianças e jovens essa ocupação, pois a capoeira ajuda muito. Tanto na parte física, como na parte psicológica deles”.
Dentre os praticantes de Capoeira, no IAC-CE, estão: Elaine Cristina Rodrigues, Hugo Leandro Rodrigues e Hudson Leonardo Rodrigues, mãe e filhos que juntos têm a oportunidade de aproveitar os benefícios que a Capoeira proporciona. “Eu escolhi a Capoeira porque pra mim é um esporte que utiliza todos os movimentos e como o meu filho estava com predisposição a diabetes o médico recomendou. Mas quando conheci, eu gostei tanto que resolvi entrar também, pois é com a Capoeira que estou aprendendo a ter mais equilíbrio e coordenação motora. Além do que ela nos ajuda a ter um vida mais saudável e mais confiante , além de aprendermos a nos defender”, comemora Elaine Cristina.
Tal testemunho já justifica a importância do trabalho social do IAC-CE através da Capoeira, mas para finalizar é oportuno lembrar que a Capoeira é considerada como patrimônio cultural imaterial da humanidade, misturando esporte, luta, dança, música e brincadeira. E por ter um caráter histórico, vinda do continente africano no século XVI, a atividade é bastante explorada nas disciplinas escolares. Os estudos ultrapassaram as barreiras da teoria e hoje, diversas escolas utilizam a capoeira como forma de auxílio no aprendizado.
Para mais informações sobre a Capoeira do IAC_CE acompanhe o site (www.iacce.org.br/), o Instagram (@iac.ce) ou ligue para (85) 3235-6683